Aprendizagem de sono funciona?Muita gente nem sabe que é possível ensinar uma criança a dormir. Frases como “aproveite enquanto você está grávida porque depois que nascer você não dormirá mais” ou “você resolveu ter filhos e suas noites de sono já eram!” são algumas das coisas que ouvimos e acabamos internalizando, achando que é normal um bebê acordar 5 ou até 10 vezes de madrugada.
Mas isso não é saudável nem para o bebê, nem para a família!
Como curtir a maternidade no limite da exaustão?
Além do bebê, as outras coisas da sua vida continuam acontecendo, ou seja, você continua com seu marido, seu emprego, sua casa, suas obrigações e seus hobbies. Sim, precisamos de tempo para isso, e por mais que seja difícil, vamos encontrar. Mas e a disposição?
É comum encontrarmos mães e pais que só querem dormir. Presente de natal ou dias das mães? 48 horas de sono!
Hoje vamos falar sobre 3 mitos para quem tem receio de promover uma aprendizagem de sono para seus filhos. Preste atenção em todos, você pode se surpreender!
Se eu fizer uma aprendizagem de sono, na manhã seguinte, meu filho não irá mais gostar de mim
Como eu escuta isso! Em compensação, o que realmente acontece, é que a criança fica extremamente melhor quando está descansada. O humor muda, a alimentação melhora, o relacionamento com o mundo melhora!
E todos os cuidados que você dá para a criança durante todo o dia? Todo o carinho, os abraços, o colo, o aconchego? Não valem de nada?
A criança pode resistir quando começar a aprender a dormir, protestar um pouco, mas você estará ao lado dele enquanto aprende.
Preciso deixar meu bebê chorar até dormir para que ele aprenda
Definitivamente não! Você precisa deixar seu filho chorar até aprender a andar? Ler e escrever? Dormir é uma habilidade que se aprende! E mesmo que seu filho chore um pouco se você começar a mudar os hábitos de sono dele, é temporário!
A criança logo aprende e a hora de dormir não é mais um momento ruim. Você não precisa usar os métodos de deixar chorar para ensinar seu filho a dormir.
Aqui na minha consultoria de sono por exemplo, trabalho com um método gentil nos processos de aprendizagem de sono, onde etapa por etapa, todas as associações da criança são quebradas e ela consegue dormir tranquilamente, sem ser abandonada, sem deixar seu filho chorar sem assistência.
Meu filho terá consequências psicológicas se chorar para dormir
Voltamos aqui para a escolha do método para ensinar seu filho a dormir. Já falamos que existem métodos, como o praticado aqui pela minha consultoria, onde você não deixará seu bebê dormir de exaustão.
É um aprendizado. Pode ser lento, em etapas, mas as consequências são maravilhosas.
Agora vamos para um cenário onde você acorda muitas vezes durante a madrugada para ajudar seu filho a ligar os ciclos de sono. Pode ser alimentando, dando o colo ou mesmo a chupeta.
Isso é saudável?
Pais e filhos que são submetidos a meses ou anos de privação sistêmica de sono podem ter muito mais prejuízos do que qualquer protesto (sempre atendido!) que seu filho possa ter para aprender a dormir.
Obesidade infantil, diabetes, hiperatividade, TDAH são apenas algumas consequências relacionadas com a privação de sono.
Portanto os efeitos acontecem sim, mas certamente se você não ensinar seu filho a dormir! E você não está sozinha. Veja nesse link quantos depoimentos de mães que passaram por dificuldade com o sono do seu bebê mas com a minha ajuda, fizeram um aprendizagem de sono e tiveram muito sucesso!
Tem dificuldade com o sono do seu filho? Não precisa sofrer! Aqui tenho diversos tipos de atendimento e certamente um deles será adequado para sua família. Me chame no WhatsApp termine com as dificuldades de sono na sua casa!