O sono do dia é bastante sensível, e uma das dificuldades que mais acompanho aqui na consultoria é como aumentar o tempo de soneca.
Muitas crianças dormem bem durante a noite, mas fazem cochilos de 20 ou 30 minutos, e mostram claramente que ainda estão cansadas.
Então, se você reconhece essa situação, acompanhe as dicas do artigo e coloque em prática hoje mesmo!
Afinal, o que podemos fazer para aumentar o tempo de soneca?
A primeira coisa que deve ser avaliada, antes mesmo de buscar alternativas para aumentar o tempo de soneca da criança, é se realmente esse cochilo do dia é curto.
O ciclo de sono do bebê tem aproximadamente 40 minutos, e apesar de algumas crianças precisarem de mais de um ciclo para descansar durante o dia, esse tempo pode ser suficiente para um grande número de bebês.
Então, a sugestão é avaliar primeiramente o comportamento do bebê.
Se ele acorda bem e fica tranquilo até o próximo cochilo, talvez não seja necessário trabalhar esse tempo de soneca.
Porém, se o bebê acorda já chorando, aparentemente cansado e logo depois já apresenta sinal de sono, é preciso ajudar essa criança a dormir um pouco mais.
Entretanto, se o seu filho faz apenas 15 ou 20 minutos de cochilo, é possível (e necessário) fazer ajustes para que ele descanse mais.
Então agora vamos para as dicas para aumentar esse sono do dia. São 3 dicas valiosas que você pode colocar em prática hoje mesmo!
Ajustar a rotina para aumentar o tempo de soneca
O primeiro passo para aumentar o tempo de soneca é colocar a criança para dormir na hora certa.
Existe algo que chama pressão homeostática de sono. Ela é fundamental para o bebê dormir bem. Conforme o passar das horas do dia, essa pressão aumenta, até o ponto que chega a hora do cochilo.
Quando esse tempo está certo, o bebê tende a dormir melhor e ter um tempo de soneca mais adequado para a sua necessidade.
Quando a criança não está com a janela de sono correta, além do cochilo ser curto, pode acontecer choro para iniciar esse sono do dia.
O choro acontece porque a criança ainda não está preparada para dormir, ou seja, a pressão homeostática ainda não é boa o suficiente, ou quando a criança já passou do ponto, o que significa que a pressão está muito grande, e pode acontecer o efeito vulcânico.
Por esse motivo, o ajuste de rotina é o primeiro passo para aumentar o tempo de soneca.
Leia também esse artigo sobre um novo estudo a respeito das transições da soneca.
Ajude o bebê a aumentar o tempo de soneca de forma natural
Muitas vezes a criança acorda com 20 ou no máximo 30 minutos de cochilo apenas por uma falta de habilidade de continuar o ciclo de sono.
O bebê acorda mas demonstra claros sinais de que precisa dormir um pouco mais.
Neste caso, é preciso ajudar o bebê a aumentar o tempo de soneca naturalmente, ou seja, ajudar essa criança a continuar o ciclo, interferindo nesse sono antes do despertar.
Então, fique do lado do bebê quando o tempo for chegando no “limite”, e a hora que a criança começar a se mexer, já tente dar um conforto para que ela nem chegue a acordar.
Fazendo isso por alguns dias, a criança vai naturalmente aprendendo a dormir um pouco mais de tempo de soneca.
Não balance a criança até que ela entre no sono
Minha terceira dica é uma das mais importantes.
Na maioria das vezes, o bebê entra no sono diurno sendo ninado e esse balanço só termina quando ele finalmente entra em sono profundo.
Isso não é um problema para os bebês que conseguem dormir bem depois de serem transferidos para o berço, mas e quando isso não acontece?
No berço, na hora de ligar o próximo ciclo de sono e consequentemente aumentar o tempo de soneca, o bebê não tem o balanço, e acaba acordando por falta desse estímulo.
Então, a sugestão é dar o colinho para a criança, porém, não faça isso até que ele aprofunde o sono.
Tente parar de balançar o bebê antes que ele durma completamente.
Assim, na hora de ligar o próximo ciclo, ele pode conseguir fazer isso sem a ajuda do colo.
Esse comportamento é bastante comum para os bebês só fazem a soneca no colo, mas não conseguem fazer isso quando o cochilo acontece no berço.
Conclusão
Muitos fatores interferem no sono da criança, e é preciso avaliar com cuidado para saber o que pode ser feito para aumentar o tempo de soneca e também para melhorar a qualidade do sono noturno.
Tem dificuldade com o sono do seu filho?
O primeiro passo é procurar ajuda!
Tenho diversos atendimentos, um deles certamente poderá atender a sua necessidade.
Conheça meu planos e faça parte desse grupo de milhares de famílias que contaram com a minha ajuda para transformar a maternidade em algo mais leve.
Você não precisa deixar seu filho chorar até dormir de exaustão, nem passar por um processo de desmame para que ele aprenda a dormir.
Aqui trabalho com métodos gentis, onde o perfil da família e a personalidade do bebê são respeitados.
Clique aqui, entre em contato comigo no WhatsApp e vamos conversar para transformar de uma vez por todas as noites na sua casa!
Uma resposta