Hoje vamos falar sobre motivos para amamentar, já que alimentar um bebê com leite materno nem sempre é uma tarefa fácil.
Só quem é mãe e passa por alguma dificuldade na amamentação, sabe o quanto é preciso perseverar para manter a alimentação exclusiva.
Portanto, nessa Semana Mundial de Aleitamento Materno, queremos compartilhar aqui 10 dos muitos motivos para amamentar seu bebê:
- Solidifica o vínculo entre a mamãe e o filho;
- Mamar melhora o desenvolvimento motor do bebê;
- O leite materno diminui a chance de obesidade infantil, já que ajuda o amadurecimento do aparelho digestivo do bebê;
- Quando estão mamando, os bebês respiram pelo nariz, diminuindo as chances de terem doenças respiratórias;
- O colostro (leite dos primeiros 7 dias de vida do bebê) é rico em anticorpos indispensáveis para a saúde do seu filho;
- O colostro serve como um laxante e ajuda o bebê a eliminar substâncias (como o mecônio) que ele pode ter engolido no parto;
- Amamentar ajuda no combate à diabetes da mamãe pois melhora o equilíbrio dos níveis de glicose no sangue;
- Amamentar emagrece! Estudos comprovam que a mulher que amamenta, perde de 0,5 a 1 quilo por mês;
- O leite materno é o único alimento que o bebê precisa durante os primeiros 6 meses de vida;
- O leite materno é de graça, e sua produção depende da demanda, ou seja, quanto mais o bebê mamar, mais leite será produzido.
E os motivos para amamentar não param por aí…
Falamos também sobre a importância da amamentação nos primeiros anos de vida da criança nesse post.
Existem estatísticas importantes sobre a amamentação, que podem fazer com que as mães pensem de forma diferente quando o assunto é amamentar um bebê como por exemplo:
Crianças menores de 6 meses amamentadas exclusivamente tem risco 41% menor de morrer que as crianças em aleitamento materno predominante, 78% menor que as em aleitamento materno parcial e 88% menor que as não amamentadas.
Esta estatística está disponível nesse link.
Além de fazer muito bem para a mamãe e para o bebê, um dos motivos para amamentar mais importante, é que amamentar é sem dúvida um ato de extremo amor.