Recebo diariamente mensagens de mães preocupadas com as sonecas curtas do bebê, então, se seu filho faz sonecas de 20/30 minutos, você não está sozinha.
Hoje vou falar sobre a duração deste sono, para que vocês possam ter expectativas reais sobre este assunto que deixa as mães exaustas (e os bebês também!).
Algo muito importante é que muitos bebês só conseguem fazer sonecas mais longas após os 5/6 meses, de acordo com seu desenvolvimento e amadurecimento.
Antes disso, é bastante comum que os bebês façam sonecas curtas, de 30 minutos e precisem de (muita) ajuda para dormir.
Este prazo dos 5 ou 6 meses é também relativo. Algumas crianças conseguem esticar o sono mais rápido, outras só conseguirão fazer isso aos 8 / 9 meses.
Geralmente soneca que se desenvolve melhor é a primeira. Com uma janela de sono mais curta do que as outras durante o dia (tempo entre o acordar e a soneca) seu filho passa a fazer este sono um pouco mais longo, ajudando muito na duração dos outros cochilos.
Muitas vezes quando o primeiro sono é ruim, os outros também ficam muito curtos, deixando a criança bastante irritada no fim do dia.
Uma soneca precisa durar pelo menos 1 ciclo de sono (40 / 50 minutos).
Uma soneca de 1 hora já é considerada uma boa soneca.
Quando o bebê consegue fazer 90 a 120 minutos de soneca, está excelente.
Alguns bebês ficam bem com sonecas curtas, de 40 minutos.
Como avaliar se realmente estamos falando de sonecas curtas?
Mas como saber se seu filho precisa de um sono mais longo do que isso? Provavelmente seu bebê precisa dormir mais se:
- Quando está no colo ou dormindo com alguém, ele consegue esticar as horas de sono;
- Se ele passa o dia com sinais de sono;
- Se entra no carro e adormece imediatamente;
- Se chega ao final do dia extremamente irritado.
Muitas vezes seu filho pode estar “escolhendo” fazer sonecas curtas, porque provavelmente ele quer interagir com as outras pessoas, brincar e dormir não é muito interessante, mas se ele precisar de mais sono do que está fazendo, ele irá apresentar um comportamento que mostrará isso.
Apesar disso ele também pode estar em uma fase da vida onde ele não consegue dormir mais do que 40 minutos, mas ficará bem, se alimentará direito e o desenvolvimento estará adequado.
Geralmente bebês com mais de 6 meses, que fazem sonecas curtas (menos de 30 minutos) têm um sono da noite bastante agitado então ajudar seu bebê a ter formas de auto conforto durante o dia é bastante importante.
Sempre sugiro trabalhar primeiramente o sono noturno, depois as sonecas curtas, já que um sono de qualidade de noite pode ajudar no bom sono do dia.
Um bebê que dorme 11 horas direto de noite, provavelmente precisará de menos sono durante o dia do que um bebê que dorme apenas 9 horas.
Espero que estas dicas possam te ajudar trabalhar as sonecas curtas do seu bebê. Porém, se precisar de apoio nesse processo, conte comigo!
Fiz esse post aqui no blog falando sobre outros truques para as sonecas curtas. Acredito que você vai gostar!
Todos os meus processos de aprendizagem são feitos com carinho. Aqui ninguém vai deixar a criança no berço ou na cama chorando sem ser atendida.
Trabalho com persistência e orientação de qualidade.
Se você já tentou de tudo e nada funcionou para ajudar seu pequeno adormecer mais rápido, me chame no WhatsApp e vamos conversar!