Pesquisar
Close this search box.

Mommy Burnout – Você sabe o que é?

mãe também precisa dormir

Exaustão, cansaço extremo, se sentir no limite. Se você se sente assim, pode ser o Mommy Burnout.

A Síndrome de Burnout é uma doença que se refere ao esgotamento profissional. Mas você sabia que isso pode acontecer com a mãe?

A preocupação com o bebê, a falta de sono, a mudança radical no tipo de vida, as mudanças no corpo, ou seja, esta reviravolta na vida da mulher pode levar estas mães a passarem por um esgotamento crônico.

Geralmente acontece com mães que se cobram muito, que querem dar conta de todas as atividades e ainda se dedicar 100% aos filhos e acabam se sentindo culpadas por não ter o controle de tudo e não conseguir que as coisas saiam como planejado. Pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum nos primeiros anos de vida da criança.

Estes são alguns sintomas comuns quando a mãe está passando pelo Mommy Burnout:

  • Dores de cabeça
  • Dores de estômago
  • Perda da concentração
  • Insônia
  • Irritabilidade
  • Falta de alegria em fazer as coisas
  • Sentimento de vazio interior

Apesar de ser uma clara mensagem do corpo da mulher de “não aguento mais!!” a mommy bournout não é uma doença, mas se não for tratada, pode evoluir para situações mais graves como alterações no humor, problemas com a pressão arterial ou depressão.

Além da procura por um médico / terapeuta, a mãe que se sentir nessa situação do Mommy Burnout, pode também tomar certas atitudes para começar a melhorar.

  1. Tente delegar tarefas. Você não precisa fazer tudo. Peça ajuda de uma cuidadora, dos avós, do marido e amigos;
  2. Mantenha alguns relacionamentos fora da maternidade, assim o seu único assunto não será apenas sobre como lidar, cuidar e ficar sempre com a atenção voltada para seu bebê;
  3. Tire algum tempo do dia para você. Mesmo sendo difícil, consiga ao menos 30 minutos do seu dia para descansar, ler, deitar, fazer qualquer coisa sem ter a preocupação de cuidar da criança.

Este problema pode atingir de forma muito forte a maternidade. É necessário saber distinguir a mommy bournout de um cansaço comum. Quem nunca chegou ao fim do dia achando que não teria forçar para o dia seguinte? Todas temos dias complicados com a chegada do bebê, mas se o seu sentimento é de tristeza, choro, irritabilidade e dores todos os dias, isso pode ser um desequilíbrio que precisa ser tratado.

Está se sentindo em pleno Mommy Bournout e precisa de ajuda com o sono do seu filho?

Lembre que em qualquer etapa você tem a oportunidade de ensinar seu filho a dormir. Uma aprendizagem de sono não é sinônimo de deixar chorar. A hora de dormir pode ser um momento muito agradável do dia, sem stress, onde todos consigam descansar.

Mande para mim no WhatsApp a idade do seu filho e se você se identificou com estas dificuldades!

Divida sua história comigo e se quiser um acompanhamento para resolver de uma vez por todas as questões de sono do seu filho, como milhares de famílias já fizeram, conte com a minha ajuda!

Visite minhas redes sociais ou me escreva no michele@consultoradesono.com.br e saberei a melhor forma de te acompanhar nessa jornada.

Está gostando do conteúdo! Compartilhe!

Categorias

Post Recentes