Meu trabalho aqui na consultoria é ajudar as famílias a melhorar a qualidade de sono do seu bebê, então, se o treinamento de sono falhou, é preciso entender os motivos.
Não são todas as famílias que procuram por uma consultoria quando o filho apresenta algum problema com o sono. Estas famílias recorrem a livros e sites, em busca de uma solução que funcione para o seu bebê.
A maioria das minhas clientes já passou por esta fase da “busca da solução” e acabaram me procurando para receber um acompanhamento – já tentaram de tudo, mas nada funcionou, ou seja, o treinamento de sono falhou. Mas por que isso acontece?
Hoje separamos aqui 6 razões pelas quais o treinamento de sono falhou:
- Começar a aprendizagem pela soneca. Muitas vezes as famílias pensam em ensinar o bebê a dormir durante o dia já que estão acordadas e ficaria mais fácil do que passar a madrugada fazendo esse trabalho. Entretanto, o desenvolvimento desta aprendizagem pode ser muito maior de noite do que de dia. De noite temos mais silêncio, menos distrações, mais escuridão além da melatonina (hormônio do sono liberado quando o dia termina). Seu filho é capaz de lutar contra o sono o dia todo, mas dificilmente vai fazer isso de madrugada. Então, se o treinamento de sono falhou, verifique por onde você iniciou a aprendizagem.
- A criança dorme mamando e os pais querem aplicar as regras / métodos de aprendizagem nos despertares. Isso pode causar uma grande confusão na cabecinha dos bebês. Por que eu posso adormecer mamando, mas uma hora depois, quando eu acordar, eu não posso sugar novamente para manter meu sono? Se o seu treinamento de sono falhou, esse certamente pode ser um dos motivos. Para as crianças que tem o sono sensível, observar a forma como elas adormecem é primordial para ter sucesso no sono de qualidade no resto da noite.
- Colocar a criança praticamente dormindo no berço. Em qualquer processo de aprendizagem, a criança deve ir acordada para o berço. Obviamente isso pode ser feito devagar, começando pela sonolência, mas em determinado momento, se seu bebê tiver mais de 4 meses, você deve coloca-lo no berço calmo, porém ainda acordado. Lembre que a primeira fase do ciclo de sono é a sonolência, portanto se você o coloca neste estado, ele já está dormindo.
- Seu bebê está muito estimulado / muito cansado. Tenha certeza de saber o quanto seu filho precisa dormir. Ter uma rotina diária, com alimentação e sonecas adequadas, é primordial para ter sucesso na aprendizagem. Você gostaria de aprender algo novo se estiver extremamente cansado? A sensação do bebê é a mesma – ter que desenvolver uma habilidade que ele não sabe no meio de um cansaço ou muito estimulado. Então preste atenção nos estímulos se o treinamento de sono falhou.
- Falta de apoio. Seu treinamento de sono falhou? Sinceramente não comece uma aprendizagem de sono se as outras pessoas que moram com você não estão alinhadas com o processo. A privação de sono já é o suficiente para o aumento do stress, então ficará muito difícil manter o processo se ainda houver pessoas na casa te falando que o que você está fazendo não é o certo. Sua chance de desistir é muito grande.
- Falta de consistência. Dormir é um processo que pode demorar um tempo. É uma aprendizagem diária, não é um milagre. Os resultados podem aparecer em dias ou em meses. Não adianta tentar um método por 2 ou 3 dias e chegar a conclusão que ele não funciona. Certamente se isso acontecer, você precisa se preparar melhor para iniciar o processo.
Alguns estudiosos de sono garantem que os métodos são eficientes e funcionam, mas outro ponto muito importante é verificar se o método escolhido é realmente o adequado para a sua família.
Lembre que em qualquer etapa você tem a oportunidade de ensinar seu filho a dormir. Uma aprendizagem de sono não é sinônimo de deixar chorar. A hora de dormir pode ser um momento muito agradável do dia, sem stress, onde todos consigam descansar.
Mande para mim no WhatsApp a idade do seu filho e se você se identificou com estas dificuldades!
Divida sua história comigo e se quiser um acompanhamento para resolver de uma vez por todas as questões de sono do seu filho, como milhares de famílias já fizeram, conte com a minha ajuda!
Visite minhas redes sociais ou me escreva no michele@consultoradesono.com.br e saberei a melhor forma de te acompanhar nessa jornada.