Muitas mães me procuram com essa dúvida e preocupação, sobre como fazer o bebê aceitar mamadeira.
Geralmente porque terão que voltar a trabalhar, as mães precisam introduzir a mamadeira para as crianças antes do retorno e essa aceitação, especialmente bebês que são alimentados exclusivamente por leite materno, pode ser complicada.
Entretanto existem sim algumas coisas que podemos fazer para ajudar nessa adaptação do bebê com essa forma de alimentação.
Ajuda para o bebê aceitar mamadeira
Primeiramente é contar com a ajuda de alguém. Mesmo que você fizer a ordenha e o leite oferecido for o materno, o bebê vai protestar se estiver no colo da mãe. Ele não vai entender muito bem o motivo da mudança, já que a “preferência” dele está ali, tão perto. Nossa primeira dica é então que outra pessoa ofereça esse leite para a criança. Mesmo que não seja muito tranquilo, ele vai protestar bem menos se estiver fora do colinho da mamãe. Especialmente se ele estiver com fome, vai acabar aceitando.
Bicos
Outra alternativa para o bebê aceitar mamadeira é tentar bicos diferentes e mamadeiras diferentes. Existem mamadeiras com válvulas (anti cólicas), outras com bicos mais largos, mais estreitos, que liberam menos ou mais leite. Existe inclusive uma mamadeira da Avent que tem um bico de pétala (que imita o seio da mãe).
Tentar outras fórmulas
Nossa terceira dica para fazer o bebê aceitar mamadeira é para as mães que vão oferecer a fórmula. O gosto do leite muda de fórmula para fórmula, então saiba que muitas vezes seu filho não vai gostar de determinada marca e você precisará trocar.
Esquente o bico da mamadeira
Nossa quarta dica: esquente um pouco o bico da mamadeira (molhe em água quentinha). Lembre que seu seio é o melhor lugar do mundo e o plástico quentinho pode ser mais agradável.
Tente alternativas para a mamadeira
Nossa quinta e última dica é adaptar o bebê, treinar o bebê com o leite diferente, mesmo que for na colher, copinho de transição ou mamadeira, antes de cortar totalmente. Algumas crianças precisam se acostumar com o gosto do leite, depois com o recipiente.
Esperamos que este post ajude na adaptação para seu bebê aceitar mamadeira! Sabemos que bebê que não se alimenta bem, tem um sono mais difícil e nosso trabalho é melhorar o sono das crianças.
E se você tem outras dificuldades com o sono do bebê, mande para mim no WhatsApp a idade do seu filho e se você se identificou com estas dificuldades!
Divida sua história comigo e se quiser um acompanhamento para resolver de uma vez por todas as questões de sono do seu filho, como milhares de famílias já fizeram, conte com a minha ajuda!
Visite minhas redes sociais ou me escreva no michele@consultoradesono.com.br e saberei a melhor forma de te acompanhar nessa jornada.