Temos centenas de exemplos de mães exaustas que nos procuram porque as crianças não fazem as sonecas no berço, mas só no colo. Então a mãe não consegue fazer nada. Porque precisa cuidar do bebê enquanto ele está acordado e durante a soneca precisa ficar com ele no colo.
Já falamos aqui sobre a quantidade de sono que é esperado para o bebê dormir durante o dia. Então é importante ter essa informação para ter expectativas reais do que seu filho é capaz de fazer, para evitar frustrações.
A soneca é bem diferente do sono noturno, é um sono muito mais leve, e existe uma chance grande do bebê acordar na transferência do colo para o berço. Mesmo no caso da pessoa conseguir fazer isso, geralmente quando o bebê dorme no colo e é colocado no berço, a soneca é de 30 a 40 minutos no máximo.
Então, como conseguir que as sonecas no berço?
- Tenha um ambiente de sono favorável para a soneca. Escureça o quarto, preste atenção na temperatura (o calor e o frio prejudicam demais o sono!), use um ruído para abafar os sons externos e cuide dos barulhos da casa. Não precisa deixar tudo muito quieto, mas é importante respeitar o momento do sono da criança.
- Faça um ritual para a soneca: esse ritual pode ter de 10 a 15 minutos e você pode incluir fechar as cortinas, fazer uma troca de fralda, cantar uma canção, ficar um pouco com o bebê no colo e depois colocá-lo no berço.
- A mais importante de todas as dicas – coloque seu filho no berço ainda acordado! Você pode começar um processo de colocar bastante sonolento e depois diminuir aos poucos a quantidade de colo. Não é necessário sair de perto da criança. Ajude com carinho e conforto, mas insista que o sono inicie no berço. Você não precisa (não deve!) deixar chorar. Se seu filho chorar, pegue, conforte e coloque de novo no berço.
A consistência e a persistência são muito mais importantes do que a técnica que você decidir usar. Fique firme e siga uma estratégia.
Alguns pontos são muito importantes para você ter sucesso em fazer sonecas no berço:
- Tente por 30 minutos fazer as sonecas no berço. Se não der certo, faça o bebê dormir no colo e tente de novo no próximo cochilo;
- Faça seu treinamento de dia depois que seu filho souber dormir sozinho durante a noite;
- No início do processo, a soneca pode ser curta, de 20 a 30 minutos. Não se preocupe que aos poucos seu filho começará a aumentar o tempo de sono;
- Não é um processo rápido. Muitas vezes demora 3 ou 4 vezes mais tempo do que ajustar um sono noturno;
- Evite que seu filho faça cochilos rápidos durante o dia. Siga uma rotina e coloque-o para dormir nos horários corretos.
Estas dicas servem para muitos bebês, porém sabemos que muitas vezes os pais e cuidadores precisam de uma orientação maior. Tenho diversos tipos de atendimento onde ofereço o suporte e todas as informações necessárias para que os pais consigam ensinar bons hábitos de sono para as crianças e consequentemente melhorar a qualidade de vida de toda família.
Mande pra mim aqui no WhatsApp a idade do seu filho e se você se identificou com estas dificuldades!
Divida sua história comigo e se quiser um acompanhamento para resolver de uma vez por todas as questões de sono do seu filho, como milhares de famílias já fizeram, conte com a minha ajuda!
Visite minhas redes sociais ou me escreva e saberei a melhor forma de te acompanhar nessa jornada.