Não importa se o seu bebê tem 1 mês ou 1 ano, mas a realidade é que quase todas as famílias já tiveram alguma dificuldade com o sono das crianças, onde elas passaram a acorda a cada 2 ou 3 horas de madrugada. Então existe uma verdade sobre os despertares que você precisa conhecer!
Por que isso acontece?
No post de hoje vou separar por idade. Falarei de crianças de 0 a 12 meses. Veja se você se identifica com o que vou falar e mãos a obra para melhorar o sono das crianças!
De 0 a 3 meses
É muito comum que bebês recém-nascidos acordem a cada 2 ou 3 horas para mamar.
Nessa fase, a livre demanda é altamente recomendada, já que a capacidade de alimentação dos bebês é muito pequena.
Então eles mamam pouco e algum tempo depois já precisam mamar de novo. Então esta é uma das verdade sobre os despertares, ou seja, recém-nascido acorda sim por fome!
Especialmente para as crianças alimentadas exclusivamente por leite materno, é esperado que o bebê acorde nestes intervalos.
Para os bebês prematuros geralmente o pediatra indica que o sono seja interrompido em determinados intervalos para amamentação.
Portanto: as razões que fazem seu filho acordar a cada 2 ou 3 horas nesta fase são: a idade dele e a fome.
A verdade sobre os despertares os 4 meses
Desde que nascidos a termo, podemos considerar essa fase uma das mais desafiadoras quando falamos do sono dos bebês. A verdade sobre os despertares pode ser bem cruel pois muitas crianças mudam o comportamento de sono.
Existe uma regressão de sono bem forte aos 4 meses e muitas crianças que dormiam 4 ou 5 horas seguidas começam a acordar em intervalos muito menores.
Essa regressão acontece principalmente pelo avanço cognitivo da criança nessa etapa. Ela começa a se perceber no mundo, ficam mais ativos, melhoram a coordenação motora.
Nessa fase também a criança pode se tornar mais curiosa, o que faz com que a distração faça parte da hora da amamentação.
Muitas vezes, por conta desse comportamento, a criança mama menos, precisando de mais ingestão calórica de madrugada (horário em que está tudo mais calmo e escuro e portanto com menos possibilidade de distração).
Portanto: as razões que fazem seu filho acordar nessa fase são: fome e a regressão de sono.
Dos 5 aos 12 meses
Justamente pela dificuldade de dormir aos 4 meses, muitas famílias acabam criando hábitos que após o término da regressão, se tornam associações de sono onde a criança precisa de muita ajuda para dormir e também para manter o sono.
Dormir mamando, ser balançado, ninado ou quicando na bola de pilates. Estas são algumas associações que, na intenção de ajudar o bebê, se tornam muletas de sono que dificultam que a criança ligue os ciclos de sono de madrugada.
Algo que acontece entre os 6 e 8 meses é a transição de 3 para 2 cochilos, e isso também pode deixar o bebê cansado, super estimulado, ou mesmo tão descansado a ponto de não estar preparado para dormir no horário de sempre porque dormiu demais de dia.
Então nessa fase é necessário estar muito atento à rotina e adequar o dia do bebê de acordo com suas necessidades reais.
Outra razão pode ser por fome. O gasto energético das crianças aumenta demais.
As habilidades motoras ficam cada vez mais avançadas e a criança não para um segundo.
A introdução alimentar pode ser difícil e a criança acorda de madrugada para repor essa necessidade calórica. Aqui é interessante sempre tentar alimentar o bebê adequadamente durante o dia, para eliminar a alimentação noturna (após a introdução alimentar e com a liberação do pediatra).
Portanto, a verdade sobre os despertares nessa idade: fome, adequações da rotina e principalmente as associações de sono.
Mande pra mim aqui no WhatsApp a idade do seu filho e se você se identificou com estas dificuldades!
Divida sua história comigo e se quiser um acompanhamento para resolver de uma vez por todas as questões de sono do seu filho, como milhares de famílias já fizeram, conte com a minha ajuda!
Visite minhas redes sociais ou me escreva e saberei a melhor forma de te acompanhar nessa jornada.