O bebê nasce com vários reflexos, porém o mais conhecido (e aparentemente o vilão do sono) é o reflexo de moro.
O bebê está dormindo no colo da mãe e quando é feita a tentativa de colocar em qualquer outra superfície ele leva um “susto” e acorda chorando. Você reconhece essa situação?
O que é o reflexo de moro?
É também conhecido como o reflexo do sobressalto, e mostra que o sistema nervoso do bebê está se desenvolvendo adequadamente.
É uma resposta biológica à estímulos novos no ambiente da criança. Ela estica os braços e pernas, muitas vezes chora, mas o bebê também pode fazer esse movimento e não se assustar, ele pode apenas emitir algum som.
Por que o reflexo de moro acontece?
É uma resposta involuntária do sistema nervoso do bebê.
Quando o bebê muda de ambiente (sai por exemplo do colo para ser colocado no berço), ele tem uma sensação de queda livre, por isso a reação corporal e a insegurança.
Esse reflexo acontece porque soa um alarme para o bebê, um instinto primitivo de sobrevivência, que surge para que ele consiga voltar para uma situação mais confortável, como o colo da mãe.
Além de acontecer quando o bebê sai do colo, esse reflexo também é comum com mudanças repentinas dos estímulos do bebê como por exemplo:
- Barulhos altos e inesperados;
- Mudanças bruscas na intensidade de luz;
- Um toque inesperado no bebê;
- Mudar o bebê de uma superfície para outra.
Quanto tempo ele dura?
Esse reflexo é muito comum em recém-nascidos, até 3 meses, e geralmente desaparece entre 4 a 6 meses.
Nessa fase (6 meses), os músculos do pescoço do bebê ficam mais fortes, o que significa um melhor equilíbrio e uma maior capacidade de se sustentar.
Como ajudar o bebê?
Apesar de sabermos que o reflexo de moro é parte do desenvolvimento da criança, é muito frustrante quando você faz seu filho dormir (e isso pode dar muito trabalho!) e assim que ele sai do colo o “susto” acontece e ele começa a chorar.
Todo trabalho perdido… então estas dicas vão te ajudar a minimizar os efeitos desse reflexo:
- Ao colocar o bebê no berço, segure o bebê próximo ao seu corpo até que ele toque o colchão;
- Tenha certeza que as costas do bebê estão completamente encostadas na superfície do berço antes de tirar dos seus braços;
- Use um cueiro – limitar os movimentos do bebê vai ajudar, pois mesmo que ele tiver o reflexo, ele estará com seus bracinhos presos;
- Acalme o bebê colocando a mão no seu peito assim que ele deitar. Ele vai ficar mais calmo sabendo que você está por perto;
- Use o cueiro para dormir mas não o dia todo. Tenha momentos do dia em que seu filho pratique movimentos com braços, pernas e pescoço. Isso dará mais força para que ele trabalhe a força corporal e o equilíbrio e consequentemente fique livre do reflexo de moro mais rápido.
E se meu filho não apresentar o reflexo de moro?
Como falamos, o reflexo de moro é uma demonstração que o sistema nervoso do bebê está em pleno desenvolvimento. Se seu filho nunca apresentar esse reflexo, é importante procurar o pediatra, para que ele faça uma avaliação de todos os reflexos do bebê, inclusive reflexo de moro, para ter certeza que está tudo certo com o seu pequeno.
Esperamos que esse guia te ajude a passar por essa fase.
Tenho diversos atendimentos, um deles certamente poderá atender a sua necessidade.
Conheça meu planos e faça parte desse grupo de milhares de famílias que contaram com a minha ajuda para transformar a maternidade em algo mais leve.
Você não precisa deixar seu filho chorar até dormir de exaustão, nem passar por um processo de desmame para que ele aprenda a dormir.
Aqui trabalho com métodos gentis, onde o perfil da família e a personalidade do bebê são respeitados.
Clique aqui, entre em contato comigo no WhatsApp e vamos conversar para transformar de uma vez por todas as noites na sua casa!
Respostas de 2
Eu tenho um bebê de 2 meses mais ele não dorme bem a noite acorda de hora em hora. O que devo fazer