Muito se fala da importância da rotina do bebê e como ter uma regularidade nas atividades ajuda no sono e na alimentação da criança.
E na minha experiência, posso ver todos os dias como um bom ajuste de rotina pode fazer grande diferença na qualidade de sono da criança.
É o que é conhecido como higiene de sono. Antes de qualquer processo de aprendizagem, precisamos ter uma visão holística da rotina do bebê, para “limpar” o que precisa de ajuste para que depois, com o ciclo circadiano regulado, seja mais fácil da criança entender um processo de aprendizagem.
Então hoje quero dividir com vocês, exemplos de rotina por idade, lembrando sempre que estou falando de idade ajustada para os prematuros.
Além disso, são ideias, para te dar um norte de onde começar a ajustar o dia do seu filho.
As crianças tem necessidades distintas, e o melhor a fazer é anotar todos os horários do seu filho por alguns dias (2 semanas) para conseguir ter uma ideia melhor destas necessidades dele e ajustar uma boa rotina do bebê.
Geralmente, dos 8 aos 14 meses a criança fica com a mesma rotina, e depois transita para um cochilo apenas por dia.
Esse único cochilo acontece até 3 anos de idade, mas algumas crianças dormem de dia até os 4 ou 5 anos. Não há necessidade de forçar essa retirada do sono do dia, a não ser que esteja atrapalhando de alguma forma o sono da noite.
E por que a rotina do bebê ajuda no sono?
Todos nós (adultos e crianças) temos um ciclo circadiano. Nosso corpo funciona como uma máquina perfeita, e quando temos horário para fazer atividades como dormir e comer, o corpo já se prepara para o momento.
Então fica muito mais fácil para o bebê relaxar, se o corpo dele já tiver o entendimento de que a hora de dormir chegou.
Se isso acontece cada dia em um momento diferente, não há como o corpo se preparar, e o bebê precisa de mais ajuda do que o normal para relaxar e dormir.
Se o seu filho não dorme bem, entenda como posso te ajudar
Se o seu filho dormia bem e passou a picar a noite toda, chorar para dormir ou acordar sempre chorando, me escreva no michele@consultoradesono.com.br e avaliarei sua situação gratuitamente, para ter certeza que consigo te ajudar.
Todos os meus processos de aprendizagem são feitos com carinho. Nunca vou sugerir que você deixe o bebê no berço chorando sem ser atendido.
Trabalho com persistência e orientação de qualidade.
Conte comigo, escreva seu problema aqui no WhatsApp, e estarei junto com você nessa jornada para ensinar seu bebê a dormir!