Pesquisar
Close this search box.

Quero melhorar o sono do meu filho!

quero melhorar o sono do meu filho

Encontramos aqui muitas mães cansadas, que querem melhorar o sono do seu filho, ou melhor, que precisam melhorar o sono da criança.

Dormir é uma habilidade que se aprende, mas cerca de 35% das crianças possuem alguma dificuldade em relação ao sono.

E minha missão é te ajudar a acabar com essa dificuldade.

Como é bom quando a criança dorme bem, quando a hora de dormir não é sinônimo de choro e nervosismo, e quando você consegue descansar para se dedicar ao seu filho e também à todas as tarefas do próximo dia.

Geralmente, quando chega o fim do dia, os pais e cuidadores já estão cansados, e a maternidade fica muito mais leve se temos algumas horas no fim do dia para descansar, ler, conversar, enquanto o bebê dorme tranquilamente.

Mas o fato de buscar melhorar o sono da criança não deve ser apenas por isso. Ensinar um bebê a dormir é um ato de amor, pois o bom sono influencia diretamente na saúde da criança.

Guia despertares noturnos

Aqui ninguém está falando para deixar seu filho chorar. Ele pode APRENDER a dormir, mas, como todo aprendizado, exige dedicação, consistência, paciência e principalmente um método eficaz, que funcione para sua família.

E é sobre isso que quero falar hoje nesse post.

Existe um tripé do sono saudável. Sem estas 3 condições, ficará muito difícil ter sucesso em um processo de aprendizagem de sono para seu filho. São os 3 pilares que falo sempre:

  • Rotina;
  • Rituais de sono perfeitos;
  • Como o seu filho adormece.

Sem estes 3 pilares, ficará muito difícil melhorar o sono da criança.

Vou explicar cada um deles.

Rotina

Nosso corpo é uma máquina perfeita. Todas as nossas funções de sono e vigília funcionam dentro de um ciclo, chamado ciclo circadiano.

Justamente por causa deste ciclo circadiano, quando temos um horário regular para fazer as coisas, existe uma preparação corporal, isso é fisiológico.

Podemos sentir isso até como adultos – se você tem o costume de acordar todos os dias mais ou menos no mesmo horário, você deve sentir fome e sono noturno em horários próximos todos os dias.

Então para facilitar sua vida, para que seu filho entre no sono com mais facilidade, não mude muito os horários dele.

Dentro da rotina, além do sono e da alimentação, cabe também colocar atividades como higiene e passeios.

Tudo ficará mais fácil com a previsibilidade.

Rituais de sono perfeitos

Eu já falei aqui no blog e nas redes sociais (veja esse vídeo no nosso canal) sobre os rituais de sono, e hoje quero enfatizar a importância destes rituais para melhorar o sono das crianças.

Dormir não é tão simples para uma criança como é para um adulto. Apesar de ser uma habilidade que se aprende, algumas crianças têm muita dificuldade para relaxar.

Então podemos usar de ferramentas que vão ajudar nesse relaxamento.

Nesse momento é que entra o ritual de sono.

Se você repetir sempre as mesmas atitudes (isso não quer dizer que precisa ser a mesma pessoa!), a criança vai entender que aquilo que está acontecendo antecede o sono, vai entender que a hora do sono está chegando.

Agora uma pergunta muito frequente: “e quando, só de entrar no quarto e diminuir a luz, meu filho já começa a chorar?”

Nesse caso, provavelmente existe um ajuste de rotina que precisar ser trabalho. São grandes as chances da janela de sono do seu bebê estar incorreta (ou ele está descansado demais para dormir, ou já passou do ponto).

A forma como a criança adormece

Vamos nos colocar no lugar dos bebês. É fácil entender que você pode fazer algo em apenas alguns horários do dia e que em outros você tem que desenvolver uma outra habilidade?

Exemplificando: a criança dorme sendo ninada, no colo, no balanço, ou na bola de pilates.

Sabemos que todas as crianças têm leves despertares e que o sono delas é leve. Então em alguns momentos da noite ela acorda e não consegue voltar a dormir.

O que ela busca? Aquela situação que ela estava quando adormeceu (colo, ninado ou quicando na bola).

Mas nesse momento os pais ou cuidadores não estão com tanta disposição e querem que a criança durma no berço, sem precisar de ajuda.

Obviamente a criança vai chorar. Vai protestar, até conseguir voltar para a situação que realmente ajuda no sono dela.

Então por isso que a forma como seu filho adormece, fará grande diferença nas coisas que ele precisará de madrugada para manter o sono.

Certamente é um pilar importante do sono saudável.

Mas fazer um bebê dormir sozinho é missão impossível? Não!

Com carinho e paciência, você atingirá o sucesso com o sono da criança. E se precisar de ajuda, estou por aqui!

Todos os meus processos de aprendizagem são feitos com carinho. Aqui ninguém vai deixar o bebê no berço chorando sem ser atendido.

Trabalho com persistência e orientação de qualidade.

Conte comigo e escreva seu problema. Eu estarei junto com você nessa jornada para ensinar seu bebê a dormir!

Se você tiver dúvidas ou quiser saber detalhes dos meus atendimentos personalizados, me escreva no michele@consultoradesono.com.br ou me chame no WhatsApp e me conte como é o sono do seu filho, a idade, e outras informações que considerar importante para eu saber a melhor forma de te atender!

Está gostando do conteúdo! Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Post Recentes