Você tem um bebê em casa que acabou de nascer e espera que ele durma por muito tempo, mas e quando o recém-nascido não dorme?
Ouvimos bastante falar que bebês de 0 a 3 meses dormem muito, geralmente de 16 a 18 horas por dia.
Sabemos que pela imaturidade do sistema nervoso e por precisar mamar diversas vezes por dia, esse sono pode ser bastante picado, mas que os bebês passam a maior parte do tempo dormindo.
Mas e quando isso não acontece?
E quando e recém-nascido não dorme?
Vou listar aqui alguns motivos que podem prejudicar o sono do seu bebê tão pequeno.
Pode ser fome!
Sim, sabemos que os bebês dessa idade têm uma capacidade muito pequena para armazenar alimento, então eles mamam pouco, diversas vezes por dia.
Então essa deve ser a principal razão para interromper o sono – barrigas vazias. O instinto de sobrevivência do bebê faz com que ele acorde para pedir por comida.
Mas será só isso?
Vamos ver aqui outras razões que fazem seu filho tão pequeno ficar acordado por horas e horas…
Seu recém-nascido está muito cansado
Às vezes nem percebemos, mas a criança passa do ponto, e se ela ficar cansada demais, o trabalho de relaxar para dormir pode ser um grande desafio. E se acontecer isso, o recém-nascido não dorme.
Desde o primeiro dia de vida, fique atenta à janela de sono do seu filho (tempo que ele fica acordado sem exaustão) e respeite os sinais de sono.
Geralmente bebês nessa idade ficam acordados entre 45 e 60 minutos.
Seu recém-nascido está muito estimulado
Lembre que nessa fase o bebê não precisa de brinquedos barulhentos e muito coloridos.
Ele está conhecendo o mundo, tudo é uma novidade, e ele não vai saber lidar com estes brinquedos.
Tente também limitar as visitas, e se elas acontecerem, não deixe que o bebê fique passando de colo em colo.
É importante entender que um bebê muito estimulado pode ter dificuldade de relaxar, dormir e também de manter esse sono por algumas horas.
O reflexo de moro
Já falei aqui no blog sobre esse reflexo e como ele interfere no sono da criança.
Apesar de ser algo natural, limitar o espaço do bebê, usar um cueiro ou o colo, pode ajudar demais no relaxamento dessa criança.
Muitas vezes o recém-nascido não dorme porque se sente solto e inseguro.
Necessidade de toque / carinho
Uma das melhores coisas para um recém-nascido é o colo, o carinho e o seio da mãe. Muitas vezes a criança precisa estar perto da mãe para se sentir segura, relaxar e dormir.
Isso é natural. O toque é uma das necessidades humanas mais básicas.
Então aproveite o momento e curta esse vínculo com o seu bebê!
Desconforto
Se você já verificou tudo, se o seu bebê não está muito cansado, muito estimulado, está alimentado, no colo (recebendo todo carinho que precisa) e mesmo assim ele não relaxa, pode ser que algo esteja incomodando e por isso o recém-nascido não dorme.
Bebês dessa idade precisam de um acompanhamento frequente do pediatra, e sempre que você perceber algo errado com seu filho, procure o médico.
Dormir é primordial para o bom desenvolvimento da criança, portanto não é bobagem dar bastante atenção para o sono do seu filho.
Uma criança que dorme bem, tem um benefício enorme para o seu desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e mental.
Ajudar no sono do seu bebê, é tão importante quanto alimentá-lo.
Realmente essa fase pode ser bem desafiadora, e como sugiro fazer uma aprendizagem de sono a partir dos 4 meses, tenho atendimentos especiais para os bebês pequenos.
Quer saber mais? Me chame no WhatsApp e vamos conversar! Desde 2013 já atendi milhares de famílias ajudando no sono dos pequenos, e entendo o quanto as mães, especialmente de primeira viagem, podem ficar perdidas se o recém-nascido não dorme.
Além disso, você pode encontrar tudo o que precisa saber sobre o sono do recém-nascido no meu livro “Os Segredos Para o Sono Perfeito do Recém-Nascido“.