Dificilmente conseguimos ensinar o bebê dormir sozinho no berço nos primeiros dias de vida. O bebê nasce e sabemos que ele precisa muito de colo, especialmente nos primeiros 3 meses.
Essa fase também é conhecida como exterogestação.
A criança está se adaptando ao ambiente fora do útero da mãe.
Mas, com o passar dos meses, a criança vai ficando mais pesada, a mãe tem suas atividades do dia a dia e não consegue mais oferecer tanto tempo de colo. A partir desse momento, ensinar o bebê dormir sozinho no berço passa a ser prioridade para muitas famílias.
Não são todas as crianças que nascem com dificuldade de sono, ou que apresentam essa dificuldade com o passar dos meses.
Pelas estatísticas, 35% dos bebês nascem sem saber dormir, mas isso não quer dizer que precisa ser assim.
Dormir é uma habilidade que se aprende, e praticamente todas as dificuldades de sono das crianças são comportamentais, ou seja, podem ser resolvidas quando cuidamos do ambiente, da rotina, dos estímulos e principalmente da forma como a criança adormece.
Entretanto, algumas famílias querem ensinar o bebê dormir sozinho independentemente da qualidade de sono dessa criança.
Então nesse post, quero te dar dicas incríveis para que você entenda melhor o processo de aprendizagem de sono da criança.
3 Passos para ensinar o bebê dormir sozinho no berço
- Cuide da rotina do dia.
Uma criança que não tem um dia estruturado, dificilmente vai aprender a dormir sozinha de forma tranquila. E por que isso acontece?
Porque ela não pode estar exausta ou ter pulado os cochilos do dia porque essa exaustão traz muita irritação. É um mito pular o sono do dia para melhorar o sono noturno. Na verdade, a criança nervosa e chorona vai demorar mais tempo para relaxar e certamente precisará mais de colo.
Ela também não pode estar totalmente sem sono, ter dormido demais de dia. Porque irá lutar muito para adormecer e precisará de muito colo e ajuda para entrar no sono.
Então a primeira coisa é cuidar dos cochilos (quantidade de cochilos e duração) e também dos estímulos que a criança recebe durante o dia para que seu pequeno aprenda a dormir sozinho no berço.
A criança precisa estar cansada e preparada para dormir, mas no ponto certo.
- Cuide do ambiente, especialmente no fim do dia
Para ensinar o bebê a dormir sozinho no berço, o fim do dia dele precisa ser muito calmo e organizado. A criança não pode estar ansiosa, nervosa ou chorando.
Pelo menos 2 horas antes do bebê dormir, tente diminuir o ritmo das atividades em casa: iluminação, elimine as telas (se houver) e diminua também os barulhos.
Depois que o dia termina, a criança começa a se preparar para dormir.
Seu corpo libera hormônio de sono, e quanto mais calma ela estiver, mais preparada para ir para o berço acordada ela estará.
- Tenha rituais de sono relaxantes
Já falei aqui no blog sobre o quanto um ritual de sono pode ajudar no sono. Porém, se seu objetivo é ensinar o bebê a dormir sozinho no berço, esse ritual passa a ser ainda mais importante.
Se preferir, assista à esse vídeo onde também falo sobre o ritual de sono.
A criança aprende através da repetição, que está chegando a hora de dormir, e, se seu dia estiver estruturado, o ritual de sono vai ajudar muito no relaxamento desse bebê.
Por isso, é primordial que os pais façam esse ritual todos os dias da mesma forma.
Assim o bebê não ficará ansioso, porque ele aprende a sequência das atividades que acontecem antes do sono.
Depois de toda essa avaliação da rotina, dos estímulos, do ambiente e da organização do ritual, é hora de começar a colocar seu bebê no berço sonolento.
Pode parecer bastante difícil nos primeiros dias, e se ele chorar, ofereça o colo novamente.
A principal dica aqui, é ser muito persistente. Com o passar dos dias, a resistência do bebê vai diminuindo, e ele aprende sim a dormir sozinho no seu bercinho.
É importante ressaltar que você não precisa deixar seu filho chorar para que ele aprenda a dormir. É um processo, onde aos poucos a criança desenvolve a habilidade de entrar, e principalmente de manter o sono.
Quer saber como?
Entre em contato comigo! Tenho diversos tipos de atendimento e certamente um deles será adequado para a sua necessidade!
Respostas de 2
Tenho uma bebê de 4 meses que durante o dia só faz as sonecas se estiver no colo e mamando, se tiro o peito ela acorda, se coloco na cama, acorda. O sono da noite era bom, com 2 despertares para mamar, porém, rápidos, mas nas últimas duas semanas ela só mantém o sono noturno se estiver com o peito na boca fazendo sucção não nutritiva.
Olá Sarah!
Ela deve estar na regressão de sono dos 4 meses. É muito comum a criança passar a ter um sono difícil nessa fase. Vou te mandar um e-mail para entender um pouco mais sobre ela para te passar a melhor forma de te ajudar.
Obrigada,