Pesquisar
Close this search box.

A Luta para Dormir depois dos 2 anos!

criança luta para dormir

Será que o sono da criança muda depois dos 2 anos? Quem reconhece uma criança que chora e luta para dormir?

Sempre falo bastante aqui no blog sobre o sono dos bebês, especialmente no primeiro ano de vida, porque é nesse período que os hábitos são formados e que as fortes associações aparecem. Entretanto tenho recebido muitos contatos de mães com bebês maiores, com mais de 24 meses, que estão com dificuldades grandes no sono. A hora de dormir é uma verdadeira batalha.

A hora do sono começou a ser sinônimo de luta para dormir.

Mas como trabalhar essa luta para dormir?

Luta para dormir

Os bebês maiores já sabem como convencer os pais com mais facilidade. Protestam muito, gritam, chamam e alguns chegam até a vomitar para chamar a atenção. É uma grande luta para dormir.

No meu post de hoje, quero falar com estas famílias.

Pense que se seu bebê tem a capacidade de entendimento do choro e testa o limite dos pais todos os dias, eles também tem capacidade de entender novas regras e respeitá-las.

Então essa é nossa grande dica de hoje: converse com seu filho e explique as novas regras a partir de hoje! Estas novas regras são muito mais bem entendidas quando colocadas em um papel, então o ideal é você comprar uma cartolina e desenhar, junto com seu filho, como será a rotina da noite.

Nesta cartolina (que deverá ser colocada na parede do quarto dele!) deve ter todo o pré sono e, por muitos dias, deve ser levada à risca. Lá deve conter a ordem em que as coisas vão acontecer como:

  • Jantar
  • Escovar os dentes
  • Ler uma história
  • Apagar as luzes
  • Fazer uma oração
  • Segurar o objeto de transição
  • Dormir

Nesta fase, os bebês pedem muito por mais uma história, mais uma conversa, mais uma oração, etc. Faça uma coisa de cada vez e não abra mão das novas regras. Em no máximo uma semana seu filho vai se convencer de que a partir daquele momento as coisas não vão mudar e a batalha na hora de dormir vai diminuir muito.

Outra dica para diminuir a luta para dormir é sempre ter um objeto de transição para dar segurança para o bebê. Para aqueles que acreditam em mágica, fadas, príncipes e princesas, um líquido mágico pode ser usado no quarto. Coloque em um spray um pouco de água, corante e um pouco de gliter. Agite a água e espirre antes de dormir. Esse é o acordo com o mundo mágico para que a noite do seu filho seja perfeita.

Se seu bebê tem o costume de ir para sua cama no meio da noite, negocie com ele um dia na semana para dormir na sua cama e marque eu um papel onde ele possa riscar o passar dos dias (já que ele não terá noção de quanto ainda vai demorar para receber a recompensa). Não esqueça de que essa negociação só vale se ele ficar na caminha dele o resto dos dias.

As crianças são muito espertas. Certamente entenderão as novas regras e passarão a gostar da rotina e da previsibilidade. O choro vai acabar e a luta de noite também.

Agora se seu filho luta para dormir de dia, não deixe de ler esse outro artigo falando sobre isso.

Precisa de ajuda com o sono do seu filho e quer acabar com a luta para dormir? Conte comigo!

Você não precisa deixar seu filho chorar, nem passar por um processo de desmame para que ele aprenda a dormir. Aqui trabalho com métodos gentis, onde o perfil da família e a personalidade do bebê são respeitados.

Tem dúvidas?

Mande para mim no WhatsApp a idade do seu filho e se você se identificou com estas dificuldades!

Divida sua história comigo e se quiser um acompanhamento para resolver de uma vez por todas as questões de sono do seu filho, como milhares de famílias já fizeram, conte com a minha ajuda!

Visite minhas redes sociais ou me escreva no michele@consultoradesono.com.br e saberei a melhor forma de te acompanhar nessa jornada.

Está gostando do conteúdo! Compartilhe!

Categorias

Post Recentes