Pesquisar
Close this search box.

A Briga para dormir – Crianças a partir dos 18 meses

Briga para dormir

Já falei aqui sobre o terrible two, uma fase difícil, onde a criança quer ser o centro das atenções, quer mandar em tudo, mas e quando acontece também uma briga para dormir?

Veja se isso soa familiar: você costumava colocar seu filho na cama, dar um beijo, conseguia sair ou mesmo se ficava dentro do quarto ele dormia em 10 ou 20 minutos e de repente isso se transformou em uma loucura.

A criança chora, se agita, pede água, pede pelo pai, pelo cachorro, para trocar a fralda ou ir ao banheiro, e claramente está com sono… parece que a briga para dormir é eterna.

Se esfrega, chora sem motivo ou fica elétrica (o que também é um sinal que já passou do ponto para dormir).

Isso acontece com muita frequência, especialmente dos 18 meses até os 3 anos, fase em que a criança passa por esse período mais complicado quando falamos do comportamento.

Então o que fazer se a criança briga para dormir?

Tenha um momento de qualidade com a criança: reserve antes do ritual de sono, 30 minutos para ficar com seu filho. Dentro desse tempo, esqueça celular, TV, afazeres da casa. Inclua uma atividade gostosa, uma brincadeira calma, dê toda a atenção possível.

Faça um ritual de sono repetido: não negocie o ritual de sono. Se você costuma dar o banho, contar uma história com a criança deitada e chegou a hora de dormir, mantenha seu ritual.

Ele não pode perceber que esse comportamento vai adiar a hora de dormir e ele, por exemplo, conseguirá ir para a sala brincar mais um pouco, e a briga para dormir pode começar por causa disso;

Veja se o sono do dia está adequado: a maioria das crianças nessa fase faz de 90 a 120 minutos de sono, com uma soneca apenas no dia.

Não deixe que seu filho durma demais durante o dia, mesmo que isso seja bom porque você consegue fazer uma série de coisas com mais tranquilidade. Dormir demais durante o dia pode aumentar muito a briga para dormir no sono de noite.

Deixe que ele faça escolhas no ritual: deixar 2 livros para que ele escolha a história ou 2 pijamas para ele escolher qual vai vestir pode deixar a hora de dormir mais agradável e diminuir a briga para entrar no sono.

Pense na possibilidade de fazer a transição do berço para cama, especialmente se seu filho já passou dos 2 aninhos: muitas crianças não querem mais se sentir presas no berço e o sono fica mais fácil quando eles entendem que, se precisar, será fácil sair da cama ou mesmo do quarto.

Geralmente esta briga para dormir acontece por alguns motivos:

  • falta de rotina
  • falta do ritual de sono
  • medo de ficar sozinho (aqui é importante avaliar se esse medo é real ou se a criança quer apenas a presença dos pais)
  • a criança quer chamar a atenção dos pais
  • a criança está agitada demais para adormecer
  • a criança dormiu demais durante o dia

Pense no dia do seu filho e avalie os motivos dessa briga para dormir. Muitas vezes pequenas mudanças promovem excelentes resultados e a hora de dormir se torna um momento muito bom para os pais e para a criança.

E se tudo estiver muito difícil, estou aqui para te ajudar! Entre em contato pelo WhatsApp e saiba como a minha consultoria pode transformar o dia e as noites de sono da sua família!

Muitas vezes, algumas atitudes e mudanças no dia do seu filho já vão ajudar muito nessa briga para dormir, e são coisas que quando estamos no meio da situação, não conseguimos perceber.

Está gostando do conteúdo! Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Post Recentes