Recebo aqui diversas dúvidas sobre o melhor momento de iniciar um processo de aprendizagem de sono, já que muitas mães querem saber se processo de dentição atrapalha o sono do bebê.
Então a mãe fica com receio de ensinar a criança a dormir. Porque esse processo pode durar meses e meses.
Na verdade, sempre tem um dentinho nascendo.
Sabemos que alguns dentes são mais doloridos do que outros para nascer. Mas a dentição em si, não é a causa dos problemas de sono a longo prazo.
E podemos dizer que culpar a dentição pelo sono ruim é uma atribuição exagerada, feita muito mais do que acontece realmente.
O que é comprovado
Em uma pesquisa, não consegui encontrar, que cientificamente a comprovação dos sintomas do processo de dentição.
Falando do aumento da temperatura, é comprovado que pode haver sim esse aumento. Isso pode acontecer no dia que o dente rasga a gengiva. E que esse aumento da temperatura corporal atinge um máximo de 0,39º, ou seja, quase imperceptível.
Alguns outros sintomas são mais frequentes. Como vermelhidão nas bochechas e aumento de nervosismo / irritabilidade do bebê. Também há um aumento da salivação e irritação gengival.
O que devemos entender, é que, por mais que a dentição atrapalhe um pouco, é um processo fisiológico natural. E que geralmente ocorre sem grandes problemas, mesmo que o bebê sinta um certo desconforto quando um novo dentinho está nascendo.
Porém, se seu filho tem alguma dificuldade com o sono, provavelmente é algo além do processo de dentição.
Além disso, precisamos avaliar também o bebê durante o dia. Já que, se o processo de dentição atrapalha o sono, isso não acontecerá apenas durante a noite.
O período de dentição, também coincide com uma redução da função imunológica do bebê. Eles estão perdendo os anticorpos que receberam da mãe durante a gestação ou na possível amamentação. E, portanto, precisam produzir seus próprios anticorpos.
Com isso também começa a fase de ficar mais no chão, colocar a mão na boca. Então é um período onde a criança pode apresentar outros incômodos.
Mas e como a dentição atrapalha o sono do bebê?
Os dentes geralmente surgem entre 6 e 8 meses. É a fase que a criança transita para 2 cochilos, começa a comer sólidos. Pode ter também uma fase de angústia de separação e uma regressão de sono bem forte.
Tudo isso, apesar de serem problemas que podem ser resolvidos, influencia demais na qualidade de sono.
Então pode ser que um dia, em que o dente do seu pequeno esteja rasgando, ele tenha mais dificuldade para dormir. E nesse dia precise de uma ajuda extra. Mas a dentição não deve ser responsável por despertares frequentes por longos períodos.
Então se o seu filho está passando por uma fase difícil no sono, juntamente com um processo de dentição, é necessário procurar o pediatra. Ele ajudará para aliviar o desconforto do dentinho mas também avaliar o sono do seu filho como um todo.
Questões como a rotina, os rituais de sono e principalmente a forma como a criança adormece, podem ter muito mais influência na qualidade de sono da criança do que o nascimento dos dentes.
Ou seja, a dentição atrapalha o sono do bebê pontualmente, não é algo que vai causar um problema crônico de sono.
Precisa de ajuda? Me chame no WhatsApp, conte um pouquinho sobre o seu bebê, como é a rotina, as dificuldades de sono, e vou te passar a melhor forma de te ajudar a conseguir ótimas noites de sono.
Trabalho há 10 anos ajudando as famílias com o sono das crianças de 0 a 5 anos.
Se interessa pelo sono dos pequenos? Conheça também meu canal no YouTube e as minhas redes sociais.