Pesquisar
Close this search box.

As Técnicas para Ensinar o Bebê a Dormir e o Choro do Bebê

técnicas para ensinar o bebê a dormir

Neste último mês, falamos muito sobre alguns assuntos que deixam as mães muito preocupadas – o choro do bebê e as técnicas para ensinar o bebê a dormir.

Falamos sobre o choro excessivo, sobre os pesadelos e o choro no meio da noite e até mesmo sobre o choro sem motivo aparente. Todos sabemos que o choro é uma forma de comunicação e expressão da criança, mas não é fácil ver ou deixar seu bebê chorar.

O instinto materno sempre fala mais alto e em geral a atitude das mães é tentar descobrir e atender prontamente às necessidades do bebê.

Mas, e quando falamos das técnicas para ensinar o bebê a dormir? Muitas pessoas já associam a aprendizagem ou educação de sono com o choro intenso. Mas não é assim.

Existem diversas técnicas de aprendizagem de sono e hoje vamos falar resumidamente sobre as 3 mais divulgadas pela mídia.

Quais são as Técnicas para Ensinar o Bebê a Dormir

  • A primeira e uma das mais conhecidas Técnicas para Ensinar o Bebê a Dormir é da encantadora de bebês. Conhecida como PUPD consiste em dar colo para a criança toda vez que ela chora, mas ela deve ir para o berço antes de adormecer. A técnica trabalha a rotina e alimentação do bebê durante o dia, o ritual de sono e é bem rígida em relação a horários. É uma técnica que evita o choro, o nível de dificuldade na aplicação é baixo e os resultados são lentos. Funciona para famílias bastante dispostas a trabalhar o sono do bebê por muito tempo.
  • A outra também famosa entre as Técnicas para Ensinar o Bebê a Dormir é a da cadeira ou afastamento. Consiste em colocar o bebê no berço, sentar ao lado dele e de tempos em tempos afastar esta cadeira, até chegar na porta do quarto (quando se espera que o bebê já esteja dormindo bem, e sozinho). Neste técnica o colo é o último recurso, o que pode ser uma dificuldade maior para os pais, mas o bebê recebe carinho dentro do berço se chorar. Pode ter choro, porque o bebê não irá para o colo, mas a presença de uma pessoa no quarto pode dar mais segurança para o sono do bebê. O nível de dificuldade da aplicação é moderado e os resultados aparecem geralmente mais rápido do que na técnica que se usa o colo.
  • Choro controlado. Esta técnica consiste em colocar o bebê no berço e, se ele chorar, esperar intervalos de tempo para atender e devem sair do quarto também em um certo tempo (mesmo que o bebê não pare de chorar). O nível de dificuldade na aplicação é alto porque os pais precisam esperar este tempo e os resultados são esperados em um curto espaço de tempo.

Gostaria de deixar claro que não sou guiada por um método específico e que os resultados destes métodos diferem de uma família para outra.

O que serve para uma, não necessariamente irá funcionar para outra. Isso vai depender do temperamento do bebê, da dinâmica familiar, da firmeza e consistência da rotina, sem contar a idade do bebê, seu peso e desenvolvimento.

Na minha opinião, toda família precisa de uma adaptação destas técnicas para ensinar o bebê a dormir.

Não há necessidade de usar um ou outro.

Podemos mesclar, usar outras técnicas e respeitar os limites, o cansaço e o temperamento da família. Aqui meu foco é que seu bebê durma bem, sem deixar chorando sozinho no berço.

O sono é primordial para o desenvolvimento físico, emocional e cognitivo da criança e, sabendo disso, entendemos que podemos seguir diversos caminhos para chegar a um mesmo resultado – a qualidade de sono da criança.

Lembre que em qualquer etapa você tem a oportunidade de ensinar seu filho a dormir. Uma aprendizagem de sono não é sinônimo de deixar chorar. A hora de dormir pode ser um momento muito agradável do dia, sem stress, onde todos consigam descansar.

Mande pra mim aqui no WhatsApp a idade do seu filho e se você se identificou com estas dificuldades!

Divida sua história comigo e se quiser um acompanhamento para resolver de uma vez por todas as questões de sono do seu filho, como milhares de famílias já fizeram, conte com a minha ajuda!

Visite minhas redes sociais ou me escreva e saberei a melhor forma de te acompanhar nessa jornada.

Está gostando do conteúdo! Compartilhe!

Categorias

Post Recentes