No post de hoje vamos falar sobre a luz azul, o uso de telas, e seus efeitos no sono das crianças. Essa é a luz liberada dos aparelhos eletrônicos, tão presentes hoje em todas as casas.
Em um momento pós pandemia, onde passamos por um período grande de isolamento social, onde pais e mães estão trabalhando em casa (e sem rede de apoio), para muitas famílias, o uso das telas aumentou muito… e se tornou uma opção para as crianças ficarem em casa um pouco mais calmas, e deixarem os pais trabalharem.
Nos últimos anos ocorreu uma explosão dos dispositivos eletrônicos. E as crianças ficam expostas à estas luzes azuis por muitas horas do dia.
Mesmo as luzes brancas, contém um pouco de luz azul no seu espectro.
Segundo especialistas, apesar de haver benefícios como aumento da atenção e do humor durante o dia, a exposição a luz azul no período noturno dá a informação ao cérebro da criança que não é hora de dormir.
Houve uma descoberta em 2002 que existem sensores nos olhos das pessoas que regulam o padrão sono X vigília, e estes sensores são mais sensíveis à luz azul.
Além disso, um estudo da Harvard Medical School concluiu que a liberação da melatonina também é afetada em grande escala pela exposição a aparelhos eletrônicos.
Portanto, o ciclo circadiano do seu filho pode ser afetado se houver grande exposição à essa luz. Isso acontece pois pode haver uma dificuldade em sincronizar a chegada do sono com a escuridão e a vigília durante o dia.
Entendo que, muitas vezes, apelar para as telas é a única solução quando precisamos de alguns minutos no dia para fazer alguma coisa, mas o ideal é que esse uso seja feito longe da hora de dormir.
Quanto tempo antes do sono posso fazer o uso das telas?
É importante frisar que o uso das telas para crianças menores de 2 anos não é indicado.
Porém, existe uma dúvida muito comum das mães em relação ao horário, quando não é possível eliminar totalmente esse recurso.
Para o sono noturno, o ideal é que a criança não fique exposta às telas pelo menos 2 horas antes, e para as sonecas, 1 hora.
Assim, seu filho não vai ficar extremamente estimulado, porque não apenas a luz, mas também o que ele assiste pode causar uma grande agitação no bebê.
E o que pode ser feito para minimizar o efeito destas telas?
- Se você tem abajures ou luzes no quarto da criança de cor azul ou branca, troque por luz vermelha ou laranja. Essas são as cores que vão mexer no ciclo circadiano do seu filho;
- Evite exposição à eletrônicos 2 horas antes do sono noturno;
- Evite luminosidade excessiva em casa depois de 19h00 – prefira abajur ao invés de luzes fluorescentes;
- De todos os aparelhos eletrônicos, o que prejudica menos o sono é a TV, já que a criança fica mais longe do aparelho, então sempre que possível, dê preferência à televisão e não aos celulares e tablets;
- Exponha seu filho à luz natural durante o dia. Isso pode ser feito em qualquer horário, em um passeio, mesmo que seja por apenas 15 minutos.
Seu filho demora demais para dormir? Pode ser que esteja com dificuldade em regular o ciclo circadiano e certamente pequenas mudanças já podem fazer uma grande diferença na qualidade de sono das crianças.
Nós escrevemos aqui sobre algumas dicas para ajudar seu filho a relaxar e dormir mais rápido, mas além disso, é importante ter uma quantidade saudável de horas de exposição à telas.
Precisa de ajuda com o sono do seu filho? Então me chame no WhatsApp e vamos conversar!