Uma das perguntas que recebo frequentemente é: “Mi, como eu sei se meu filho está dormindo o suficiente?
Realmente é uma dúvida muito pertinente, que muitas mães devem ter.
Até porque sabemos que existem diversas tabelas, que podem nos ajudar a ter um norte, mas elas não deve ser levadas “ao pé dos números”.
Então, se você é mãe e tem essa dúvida, acompanhe o artigo até o final e tire todas as suas dúvidas!
O que significa estar dormindo o suficiente
Para responder a essa pergunta sobre o bebê estar dormindo o suficiente, é preciso considerar cada bebê como uma pessoa única, que tem suas necessidades individuais.
Na maioria das vezes, isso é bastante diferente do que encontramos em tabela, seja por uma maior ou uma menor necessidade.
Então, estar dormindo o suficiente significa dormir e acordar satisfeito, feliz, comer bem, interagir com as pessoas e se desenvolver adequadamente.
Lembre sempre que o sono é fundamental para o desenvolvimento da criança, e nesse texto, falamos sobre como dormir ajuda o seu pequeno a crescer, já que o hormônio do crescimento (e muitos outros) é liberado durante o sono
O que precisamos avaliar para saber se a criança está dormindo o suficiente
Como eu citei a cima, é preciso entender que a quantidade de descanso ideal é algo individual de cada organismo, e depende de fatores genéticos, fisiológicos e ambientais.
Na hora de entender a quantidade de sono do seu pequeno, pense também na idade, se ele está em um pico de desenvolvimento, a rotina da família, os hábitos da criança e a presença de sintomas patológicos (se a criança é saudável e seu crescimento e desenvolvimento estão adequados para a idade).
Então, observe a criança.
Mas, para te ajudar a ter um pequeno guia, isso é esperado no sono da criança:
- Para pensar em um sono do dia, podemos dizer que uma soneca minimamente boa tem em torno de 40 minutos, enquanto o ideal para uma criança de até dois anos que está dormindo o suficiente, é dormir no mínimo 10 horas de sono noturno.
Mas estas são médias, e muitas vezes é importante também entender o nível de cansaço dos pais, pois uma criança que não dorme mexe com a vida de toda família.
No fim das contas, todos ficam exaustos por causa da privação de sono.
Em alguns casos, uma intervenção para melhorar a qualidade de sono do filho é fundamental para transformar a qualidade de vida de todos.
Quando uma criança sabe dormir, o sono é mais contínuo, e dura um pouco mais.
Então, se o seu bebê está sempre irritado, chora muito, não come bem, faz manha e não dorme bem, todos estes comportamentos podem ser consequência da privação de sono.
E é possível sim fazer algo para conseguir bons hábitos de sono e uma rotina ideal que funcione para toda a família.
Nunca é tarde para começar uma aprendizagem de sono se seu filho não estiver dormindo o suficiente.
Tem dificuldade com o sono do seu filho?
O primeiro passo é procurar ajuda!
Tenho diversos atendimentos, um deles certamente poderá atender a sua necessidade.
Conheça meu planos e faça parte desse grupo de milhares de famílias que contaram com a minha ajuda para transformar a maternidade em algo mais leve.
Você não precisa deixar seu filho chorar até dormir de exaustão, nem passar por um processo de desmame para que ele aprenda a dormir.
Aqui trabalho com métodos gentis, onde o perfil da família e a personalidade do bebê são respeitados.
Clique aqui, entre em contato comigo no WhatsApp e vamos conversar para transformar de uma vez por todas as noites na sua casa!