Existem muitas dúvidas sobre como fazer um desfralde tranquilo, já que cada criança tem seu ritmo, sua personalidade, e principalmente o seu tempo certo para se livrar das fraldas.
O momento do desfralde pode mesmo ser um desafio.
O desfralde faz parte do desenvolvimento da criança, da sua maturidade, e portanto, é preciso que os pais e cuidadores estejam atentos aos sinais que a criança vai dar.
Fisiologicamente, a partir de 1 ano e meio, a criança já começa a adquirir um maior controle da esfíncter (ou seja, começa a ter a habilidade de fazer xixi ou cocô quando ela desejar).
Qual é o momento certo para o desfralde?
Geralmente ele acontece entre 2 e 3 anos, momento em que a criança entende, e é capaz de obedecer alguns comandos simples.
Mas você não deve forçar o desfralde. Mais do que a idade, é preciso observar alguns sinais da criança como por exemplo:
- A fralda começou a incomodar?
- Seu filho pede para tirar ou fica puxando a fralda?
- Ele tem nojo e pede para ser trocado quando faz xixi ou cocô?
- Ele já pediu alguma vez para ir ao banheiro?
Existe diferença entre o desfralde para meninos e meninas?
Não há uma explicação científica, mas o desfralde costuma ser mais fácil para as meninas, e a incidência de enurese noturna (o xixi na cama) também é maior nos meninos. Provavelmente se deve ao amadurecimento psicológico mais precoce que elas têm em relação aos meninos.
Porém, quando se fala de técnicas de desfralde e sinais que a criança apresenta, não há diferença nenhuma.
Desfralde noturno e desfralde diurno
Sempre sugerimos começar o desfralde pelo dia, já que o desfralde noturno exige uma maior maturidade e preparo neurológico.
Quando a criança frequenta escola, geralmente existe a hora de ir ao banheiro – todas vão juntas, e isso pode ser uma grande ajuda nesse processo.
Em casa, os pais podem, de tempos em tempos, levar a criança ao banheiro.
Para o cocô, algumas crianças têm mais regularidade, e é mais fácil identificar quando ela deve ser levada ao banheiro.
Geralmente o desfralde diurno está completo em 1 a 2 meses, enquanto o desfralde total pode levar 6 meses, ou até mais.
É completamente normal ter escapes, a criança esquecer, e isso deve ser tratado de forma natural, sem broncas, para que, aos poucos, não aconteça mais.
Como começar o desfralde
A primeira coisa, como já falamos, é observar os sinais da criança e entende se ela está preparada ou não para se livrar das fraldas.
É interessante que o desfralde não seja feito se algo de diferente aconteceu – por exemplo a chegada de um irmão ou a troca de uma babá.
Nestes momentos, a criança pode ficar mais sensível, e até mesmo pode deixar escapar as necessidades para chamar a atenção dos pais.
Então se seu filho já está preparado, siga estes passos, e não desista!
- Apresente o banheiro para a criança. Mostre como se faz, leve seu filho quando você for ao banheiro, para que ele entenda como se faz;
- Use fraldas que vestem como calcinhas ou cuecas, para ele começar a acostumar com o processo de tirar e colocar a fralda;
- Se for usar penico, use dentro do banheiro! Se for usar o vaso sanitário, não esqueça do redutor, para a criança não escorregar e ficar com medo de usar o local;
- Mostre vídeos e fotos de crianças usando o banheiro, de forma lúdica e divertida;
- Pergunte para seu filho se ele quer ir ao banheiro e elogie quando ele aceitar, isso vai estimular para outros pedidos;
- Nunca brigue nos escapes que certamente vão acontecer. Entenda que é um momento difícil, uma mudança de hábito para a criança;
- Faça no verão. No inverno, se a criança se molhar, ela pode ficar mais chateada e atrasar o processo.
Esperamos que estas dicas possam te ajudar a colocar um final muito feliz nessa etapa de tirar a fralda da criança.
Se precisar de ajuda no processo, temos atendimentos para crianças nessa idade.
Trabalho com o sono, desfralde, desmame, medos para dormir, luta para adormecer, e muitas outras coisas que acontecem nesse período.
O sono após os 2 anos pode ser também um desafio, mesmo para crianças que sempre dormiram bem.
Todos os meus processos de aprendizagem são feitos com carinho. Aqui ninguém vai deixar a criança no berço ou na cama chorando sem ser atendida.
E se tudo estiver muito difícil, estou aqui para te ajudar! Entre em contato pelo WhatsApp e saiba como a minha consultoria pode transformar o dia e as noites de sono da sua família!