Muitas crianças, quando aprendem a ficar de pé no berço, começam a ter mais dificuldade em relaxar para dormir.
Assim que são colocadas no berço, já levantam. Mesmo que tenham ido para o berço bastante sonolentas.
Parece mesmo que tem algo no berço que faz o bebê imediatamente levantar e perder o sono.
Reconhece a situação?
Quando acontece
A maioria dos bebês começa a ficar de pé no berço na regressão de sono dos 8 meses, quando geralmente começam a se pendurar nas coisas e conseguem ficar em pé.
Porém isso pode acontecer mais cedo, entre 6 e 7 meses ou mesmo mais tarde, perto dos 10 meses, já que cada bebê tem seu ritmo.
E quando o bebê fica de pé no berço e não dorme?
Parece que o bebê faz de propósito. Mas será?
Quando a criança aprende uma nova habilidade, ela quer praticar o tempo todo, inclusive durante o sono.
É algo que eles não conseguem controlar e muitas vezes ficam de pé no berço e choram por não conseguir descer sozinhos. Isso pode atrapalhar o sono, a ponto de acordarem de noite e não conseguirem controlar esse impulso de ficar em pé.
Porém, se seu filho começou a fazer isso há tempos, ou seja, não é uma nova habilidade, ele pode fazer isso para chamar atenção, ou porque querem presença, ou mesmo por uma questão de ajuste de rotina – ainda não estão preparados para dormir naquele horário que são colocados no berço.
Por exemplo: se seu filho tem um ano ou mais e começou a ficar em pé no berço assim que é colocado, ou diversas vezes de madrugada, pode ser que você precise ajustar a janela de sono entre as sonecas e principalmente da última soneca para o sono noturno.
Então como ajudar o bebê a dormir melhor se ele fica de pé no berço?
Se a habilidade é nova, e como falei, muitas vezes no início, foge do controle do bebê, o melhor é ter um pouco de paciência, porque geralmente em 1 ou 2 semanas a criança aprende a voltar para a posição de deitar.
Não é interessante começar a deitar a criança todas as vezes que ela fica em pé. Você pode dar um carinho na grade do berço mesmo, e reposicionar quando ela estiver calma.
Minhas dicas:
- Pratique o “sentar”. Coloque seu bebê apoiado no sofá e deixe um brinquedo no chão, para que ele dobre os joelhos para alcançar o brinquedo. Esse exercício também pode ser feito no berço, mas não APENAS no berço;
- Ensine seu filho a dormir. Quando o bebê sabe como adormecer, assim que a novidade de ficar em pé passar, e ele souber como sentar e deitar, ele logo conseguirá entrar no sono;
- Reveja a rotina, os rituais e as janelas de sono. Pode ser que uma pequena mudança já ajude no relaxamento da criança.
Para uma criança dormir bem, é preciso ter uma boa rotina, rituais de sono relaxante e autonomia de sono no início da noite.
Quando um destes pilares precisa de ajuste, o sono pode ser impactado.
Então se seu filho dormia bem e passou a ter despertares, sonecas curtas ou lutar para dormir, faça uma observação nestes 3 pilares, porque certamente um deles precisa ser revisto.
Se o seu filho dormia bem e passou a picar a noite toda, chorar para dormir ou acordar sempre chorando, me escreva no michele@consultoradesono.com.br e avaliarei sua situação gratuitamente, para ter certeza que consigo te ajudar.
Todos os meus processos de aprendizagem são feitos com carinho. Aqui ninguém vai deixar o bebê no berço chorando sem ser atendido.
Trabalho com persistência e orientação de qualidade.
Conte comigo, me chame no WhatsApp, escreva seu problema, e eu estarei junto com você nessa jornada para ensinar seu bebê a dormir!
Respostas de 2
Bebê dormia a noite toda.
Agora, com oito meses, passou a acordar diversas vezes e fica em pé.
Não sei como botar de volta a dormir porque ele fica em pé, sou obrigada a pôr no colo. E não quero acostumar a ir pro colo pra voltar a dormir, se antes ele já sabia.
Está horrível.
Oi Camila! Te mandei um email sobre o sono do seu filho.
Obrigada!