A primeira coisa a entender é o que significa realmente a confusão de bico. Será que meu filho passa ou passou por essa situação?
Quando falamos nessa confusão de bico, estamos nos referindo a dificuldade que o bebê enfrenta com o aleitamento materno por ter sido exposto ao uso de outros bicos artificiais, como por exemplo a chupeta ou mamadeira.
Além disso, você sabia que isso pode acontecer quando a mãe usa o protetor de mamilos?
A maior dificuldade em lidar com a confusão de bico é que ela pode resultar em um desmame precoce, o que na maioria das vezes, causa frustração para as mães que querem continuar com o aleitamento.
Por esse motivo, é fundamentar estar sempre atento aos sinais do bebê que podem mostrar que a confusão de bico está começando a se estabelecer, e apesar dela ser mais comum no primeiro mês de vida da criança, quando ela está se adaptando à amamentação, não é só no começo de vida que ela pode acontecer.
Outro ponto importante é que a confusão de bico não acontece com todas as crianças e não há um perfil de bebê com maior chance de desencadear.
Por que acontece a confusão de bico
Normalmente isso acontece porque mamar no seio materno é bastante diferente de ser alimentado por uma mamadeira ou sugar uma chupeta.
Além do posicionamento da língua e lábios, ainda há uma questão do formato, cheiro, textura, elasticidade e consistência do bico artificial.
Quais são os sinais que o bebê pode apresentar para mostrar que existe a chance de confusão de bico
É fundamental entender os sinais de alerta do bebê quando ele está confuso sobre a maneira de mamar.
– Ele pode começar a recusar o seio materno;
– O bebê apresenta dificuldade em fazer a pega correta do seio;
– A abertura da boca do bebê é mais restrita;
– Quando o bebê só mama melhor quando está com muito sono (as mamadas da madrugada costumam ser as mais eficientes);
– O bebê morde frequentemente o seio da mãe;
– O bebê chora quando recebe o seio e fica calmo quando é ofertada a mamadeira (isso geralmente acontece por causa do fluxo de leite que é facilitado com a mamadeira);
– A criança chora no fim da mamada e pede a chupeta para conseguir dormir.
Além dos sinais do bebê, é possível que a mãe também consiga se prevenir da confusão de bico diante de algumas percepções.
E quais são elas?
– Diminuição da sua produção de leite (já que o bebê passa a preferir a mamadeira e sua produção é ajustada de acordo com a demanda);
– A mamada passa a ser dolorida por causa da pega incorreta.
E como fazer para evitar a confusão de bico
Apesar da recomendação para as famílias que querem manter a amamentação exclusiva é evitar o uso de bicos artificiais, muitas vezes é bastante complicado evitar o uso de uma chupeta ou de uma mamadeira no caso de ausência das mães.
A rotina corrida das famílias e a necessidade de sucção (nutritiva ou não) do bebê pode levar as famílias a decidirem pelos bicos artificiais.
Então, a recomendação é sempre:
- Avaliar os prós e contras de todos os aspectos para saber o que é melhor para sua família;
- Investir no aleitamento materno no primeiro mês de vida do bebê;
- Se for usar bicos artificiais, tentar deixar isso para depois do primeiro ou segundo mês de vida da criança;
- Avaliar o uso (ou não) dos bicos artificiais ao passar por algum sinal da confusão de bico.
Conclusão
Muitas pessoas acabam recorrendo aos bicos artificiais na tentativa de melhorar o sono do bebê, e vejo aqui na consultoria que a criança é sim capaz de desenvolver outras habilidades de conforto.
E o uso ou não dos bicos é uma decisão da família, que sempre deve ser respeitada, pois cada um tem a sua realidade.
E se você tem dificuldade com o sono do seu bebê…
O primeiro passo é procurar ajuda!
Tenho diversos atendimentos, um deles certamente poderá atender a sua necessidade.
Conheça meu planos e faça parte desse grupo de milhares de famílias que contaram com a minha ajuda para transformar a maternidade em algo mais leve.
Você não precisa deixar seu filho chorar até dormir de exaustão, nem passar por um processo de desmame para que ele aprenda a dormir.
Aqui trabalho com métodos gentis, onde o perfil da família e a personalidade do bebê são respeitados.
Clique aqui, entre em contato comigo no WhatsApp e vamos conversar para transformar de uma vez por todas as noites na sua casa!