Esta é uma pergunta muito frequente quando estou fazendo uma consultoria de sono para os bebês e por isso resolvi escrever este post para explicar a questão da luminosidade e sua relação com o sono e se tem algum problema em deixar uma luz para o bebê dormir.
Nos primeiros meses de vida (até os 3 meses) você realmente precisa ensinar a diferença entre o dia e a noite para seu filho e, portanto, deixar uma luz para o bebê dormir ou uma fresta na janela durante as sonecas pode ser uma boa alternativa. Exponha seu bebê a luz natural de manhã e diminua o ritmo da casa no fim do dia, para que assim o relógio interno dele se acerte com mais facilidade.
Então quando eu posso abolir a ideia de deixar uma luz para o bebê dormir
Certamente a partir dos 4 meses, seu bebê já entendeu a diferença entre dia e noite e as sonecas já podem acontecer em locais mais aconchegantes, com pouco barulho e pouca luminosidade. Seu filho vai começar a aprender novas habilidades e dormir de dia não será muito interessante, por isso, para ter uma boa soneca, diminua a luz, os sons e os estímulos.
Uma luz para o bebê dormir após essa idade pode dificultar o sono do dia.
Durante a noite, o ideal é que seu bebê durma no escuro total. Qualquer luz para o bebê dormir pode prejudicar a qualidade do sono do seu filho. Se precisar fazer uma troca de fralda ou amamentar, use uma luz bem fraca e apague quando não estiver atendendo seu filho.
Muitas mães usam uma luz azul e um estudo da Harvard Medical School provou que a luz azul nos deixa alerta, e pode sim prejudicar muito o sono. Se a ideia é deixar uma luz no quarto dos bebês, o melhor é usar uma luz vermelha.
A conclusão é que o melhor ambiente para o bebê dormir é no escuro total, então, a não ser que seu filho tenha medo do escuro, não é preciso deixar uma luz para o bebê dormir.
Fonte do Estudo: Health Harvard (Em Inglês)
Precisa de ajuda com o sono do seu filho e quer uma maternidade em algo mais leve? Conte comigo!
Você não precisa deixar seu filho chorar, nem passar por um processo de desmame para que ele aprenda a dormir. Aqui trabalho com métodos gentis, onde o perfil da família e a personalidade do bebê são respeitados.
Tem dúvidas?
Mande para mim no WhatsApp a idade do seu filho e se você se identificou com estas dificuldades!
Divida sua história comigo e se quiser um acompanhamento para resolver de uma vez por todas as questões de sono do seu filho, como milhares de famílias já fizeram, conte com a minha ajuda!
Visite minhas redes sociais ou me escreva no michele@consultoradesono.com.br e saberei a melhor forma de te acompanhar nessa jornada.