Devo usar o cueiro? Muitas mães tem me procurado por causa do polêmico artigo publicado no The Atlantic.com. Eles associaram o fato de enrolar o bebê em cueiro à morte de berço.
Algumas mães querem usar o cueiro porque, na maioria das vezes, ele deixa o bebê seguro e confortável para dormir.
Usar o cueiro também pode ajudar a diminuir o choro e o stress, especialmente no fim do dia. Os bebês pequenos tem um aumento do cansaço, das cólicas e não conseguem nem ao menos mamar corretamente para dormir melhor.
Meu post de hoje é para esclarecer alguns pontos da pesquisa e alertar as mães sobre o uso desta ferramenta para acalmar os bebês.
O estudo analisou 760 casos de morte de berço. 6% deles as crianças estavam enroladas em cueiro e em todos os casos o bebê foi encontrado de barriga para baixo. Portanto, o risco foi considerado pequeno, porém significante, ou seja, um grande alerta para as mães sobre a posição do bebê dormir.
Outro ponto importante é que mesmo os bebês que não estavam enrolados, muitos foram encontrados de barriga para baixo. Porém, grande parte não estava nesta posição. É um alerta para os pais que não é só a posição que o bebê está que vai assegurar que a morte de berço não aconteça. Já escrevemos aqui no blog sobre dicas que aumentam a segurança do bebê na hora de dormir.
Pesquisando sobre o que especialistas e pediatras falam sobre a pesquisa, queria deixar aqui algumas considerações que foram feitas pelo Dr Harvey Karp. Ele é um dos pediatras mais conhecidos do mundo quando o assunto é sono do bebê e um dos principais incentivadores das famílias para usar o cueiro.
No seu método de acalmar bebês, o 5S, o enrolar (usar o cueiro), é uma das principais partes deste processo.
Segundo ele, é importante não usar o cueiro a partir do momento que seu bebê aprende a rolar. O motivo é porque o bebê pode se virar de barriga para baixo e não conseguir se desvirar porque está enrolado. Além disso, ele indica que a pessoa não inicie o uso do cueiro / swaddle depois dos 4 meses. Também sugere que o limite para o uso desta ferramenta seja aos 6 meses de vida (desde que seu bebê ainda não role nesta idade).
Para os recém-nascidos, ele continua apoiando e incentivando que os pais enrolem o bebê. Portanto, simule o ambiente intrauterino apertado, para que aumente a segurança do bebê, melhore a amamentação, diminua o desconforto de cólicas e melhore o sono.
Minha opinião: todo cuidado é pouco quando falamos da segurança do bebê. Se sua decisão for enrolar o bebê, faça isso enquanto ele está sob sua supervisão. Aconselhamos que o bebê durma com os pais em um berço acoplado à cama ou em um berço portátil nos primeiros meses de vida, até ter controle sobre o pescoço para sair de qualquer situação difícil.