Pesquisar
Close this search box.

Dúvidas Frequentes

O choro e sofrimento dos filhos é uma das principais preocupações da família. Procuro sempre usar métodos gentis, onde a personalidade da criança e perfil da família são respeitados. Entretanto, em um processo de mudança de hábito, é esperado que a criança proteste (muitas vezes em forma de choro). Sou totalmente contra deixar o bebê chorando no berço até dormir de cansaço, porém a forma de atender esse choro é o que faz diferença no processo de aprendizagem.

De forma alguma. O processo de aprendizagem foca em ensinar seu filho que dormir e mamar são habilidades diferentes. Precisa sempre levar em conta a idade, desenvolvimento e orientação do pediatra para que a necessidade de mamar durante a madrugada seja atendida da forma correta.

Após a aceitação da alimentação sólida, desde que o desenvolvimento da criança esteja adequado para a idade, muitos pediatras solicitam o desmame noturno. De acordo com o perfil de cada família, irei te orientar como conduzir o desmame.

Durante a aprendizagem de sono, especialmente nas 3 primeiras semanas, o ideal é evitar mudanças bruscas na rotina como viagens, passeios noturnos, mudança de casa. Durante o dia a criança precisa ter seu tempo de sono respeitado. Desde que esteja em segurança, não há problema em mudar o local da soneca.

A aprendizagem traz ótimos resultados, se é feita com muito carinho, paciência e persistência, aliados a uma rotina consistente. Não tenho como dar um prazo, porém geralmente os primeiros resultados aparecem entre 2 e 3 semanas. Isso pode levar mais ou menos tempo e função do temperamento do bebê e quanto os pais conseguem seguir o plano de sono durante o processo.

Sim, desde que seja um único bebê. Você vai precisar de bastante persistência e paciência, porém uma pessoa sozinha consegue seguir com o plano. Quando o processo de aprendizagem é para irmãos (inclusive múltiplos), a metodologia é diferente.

Não há garantia que seu filho irá aprender a dormir, já que estamos falando de uma criança e pessoas são imprevisíveis. O que posso garantir é um atendimento humanizado durante todo o processo, esclarecendo as dúvidas e explicando tudo o que a família precisa saber para implementar a aprendizagem. 

O nascimento dos dentes faz parte do desenvolvimento da criança. É natural que ela sinta desconforto durante alguns dias, mas isso não inviabiliza o processo de aprendizagem.

Os principais pontos que atrapalham a aprendizagem são as grandes quebras de rotina e se a criança não estiver bem de saúde. Por exemplo: viagens, mudança de casa, troca de babá ou de escola, chegada de um irmão e muitas visitas em casa. Se a criança adoecer, o processo precisa ser interrompido e só retomado quando a saúde estiver restabelecida.

Eu não faço atendimento presencial por 2 motivos. O bebê pode estranhar muito ter alguém que não é do seu convívio em sua rotina, e o processo deve ser feito aos poucos, para evitar o choro e respeitar o ritmo de aprendizagem do bebê. A condução do plano de sono é de responsabilidade da família.

Ainda tem dúvidas?