Essa é uma reclamação muito comum entre os pais de crianças de 0 a 5 anos – a luta para dormir!
Para muitas famílias, a hora de dormir é o pior momento do dia. É uma hora de choro, briga, nervosismo, onde a criança e os pais fecham o dia com exaustão e stress.
Mas não precisa ser assim!
Então vamos falar aqui de algumas situações que podem aumentar essa luta, e também do que você pode fazer para melhorar esse momento na sua casa.
A rotina e a luta para dormir
A primeira coisa é entender se a rotina do dia dessa criança está correta. Se a criança luta para dormir, pode ser que ela não esteja preparada para esse momento, não tenha pressão de sono suficiente para adormecer com tranquilidade.
Essa pressão de sono precisa estar no ponto certo. Pouca pressão de sono a criança ainda tem muita energia para brincar e com isso vai lutar para dormir, enquanto pressão de sono demais vai causar o famoso efeito vulcânico, e a criança estará nervosa, chorona e com dificuldade de relaxar.
Então uma das coisas que você pode fazer, é observar a janela de sono dessa criança. Ela fez sonecas boas? Ela passou do ponto e está exausta? Ou ela aparentemente não tem sono nenhum?
Para saber a janela de sono adequada, o ideal é fazer anotações, para ter certeza do tempo que seu fiho passa acordado.
Você também pode se basear um pouco em cima do que é esperado para a idade dele, mas sem dúvida a melhor forma de saber a janela de sono adequada para seu filho é anotar por pelo menos 10 dias todos os horários dele para montar uma rotina adequada para sua família.
O ritual de sono
Outra coisa que pode aumentar a luta para dormir é a falta do ritual de sono.
Quando a criança tem um fim de dia atrapalhado, onde não há uma sequência de atividades repetidas, fica mais difícil que ela relaxe.
Criança gosta de previsibilidade, então não negocie o ritual. Monte algo (mesmo que curto) com atividades na mesma sequência, e siga estas atividades. Não negocie o ritual, principalmente para crianças maiores de 2 anos.
Para estas crianças, sempre haverá mais um pedido, qualquer coisa, menos dormir. Por isso elas querem sempre adiar a hora de dormir.
A rotina alimentar e a luta para dormir
Além da rotina de cochilos e atividades, a criança precisa de uma regularidade na rotina alimentar. Você precisa ter certeza que seu filho está bem alimentado para que ele consiga relaxar com mais facilidade.
E aqui estou falando do dia todo, não apenas do fim do dia, especialmente para crianças menores, que podem chorar porque ainda não estão satisfeitas nessa parte alimentar e assim aumentar a luta para dormir.
Ambiente
O ambiente de sono da criança também precisa estar adequado para o sono.
Se a criança entende que apenas ela tem que dormir, e que as pessoas na casa ainda estão juntas, interagindo, ela pode chorar e começar uma luta para dormir simplesmente porque quer ficar com os pais.
Cuide também da temperatura, luminosidade, barulhos e cheiros fortes.
Estímulos
Além da janela de sono, a criança precisa gastar energia durante o dia. Estímulos na medida certa fazem toda diferença na qualidade do sono e também na facilidade (ou não) que a criança tem para iniciar esse sono.
Coloque na sua rotina atividades externas, e deixe a criança brincar bastante em casa. Brincadeiras na água também ajudam demais no sono.
Espero que estas dicas possam te ajudar a deixar esse momento de colocar seu filho para dormir muito mais calmo. Porém, se precisar de apoio nesse processo, conte comigo!
Todos os meus processos de aprendizagem são feitos com carinho. Aqui ninguém vai deixar a criança no berço ou na cama chorando sem ser atendida.
Trabalho com persistência e orientação de qualidade.
Se você já tentou de tudo e nada funcionou para ajudar seu pequeno adormecer mais rápido, me chame no WhatsApp e vamos conversar!