Semana passada comecei uma série de textos sobre o sono do recém- nascido, e hoje quero enfatizar os ciclos de sono do bebê nesta fase.
No primeiro texto falei sobre o funcionamento do sono e quando ele pode começar a se estabilizar.
E agora chegou o momento de entender um pouco mais sobre como esse sono funciona, para que os pais e cuidadores entendam os motivos do sono ser tão leve e tão picado nos primeiros meses de vida do bebê.
E como funcionam os ciclos de sono do recém-nascido
Assim como os adultos, cada ciclo de sono dos bebês passa por períodos de semiconsciência, sono leve, o sono com sonhos (também chamado de sono REM que em inglês quer dizer rapid eye moviment) e finalmente o sono profundo.
Quando o bebê emenda os ciclos de sono, imediatamente após o sono profundo, inicia-se um novo ciclo.
Os ciclos de sono têm uma duração de aproximadamente 50 minutos e por isso, muitos bebês despertam após ficarem dormindo por este tempo, especialmente quando falamos das sonecas.
Uma boa estratégia para que seu bebê descanse um pouco mais é ficar ao lado dele para que após o sono profundo, você ajude para que de alguma forma (com carinho, um pouco de balanço ou colo) ele inicie um novo ciclo de sono, ou seja, você vai ajudar seu bebê a emendar a soneca.
Veja que apenas uma parte deste dos ciclos de sono se refere ao sono profundo enquanto as outras etapas são de sono leve.
O sono dos sonhos (REM) é uma fase onde o despertar acontece frequentemente, e estudos mostram que os bebês tem cerca de 50% do sono nesta fase do sono de sonhos.
Para os prematuros, este percentual pode chegar a 80% dentro dos ciclos de sono. Isso acontece para que a criança “arquive” as experiências diárias e para que se desenvolva adequadamente.
Somente aos 3 anos este percentual diminui e a igualdade com o sono dos adultos (que é cerca de 20%) vai acontecer após os 10 anos.
É fácil perceber em que fase do sono seu bebê está
No sono dos sonhos, você pode perceber o movimento dos olhos do bebê embaixo das pálpebras e o bebê fica mais agitado (pode falar, sorrir ou mesmo chorar). Na fase de sono profundo o bebê fica mais quieto, com respiração regular e profunda.
E como posso ajudar?
Apesar de não existir um padrão de sono nesta fase, eu tenho atendimentos para ajudar os pais com o sono dos bebês de 0 a 4 meses, que não são focados em ensinar a dormir sozinhos, mas sim em cuidar do dia e da noite, ensinar essa diferença com perfeição, para que as crianças comecem a dormir mais horas de noite e tenham dias tranquilos.
E para os bebês maiores?
Se o seu bebê tem mais de 4 meses e mesmo assim possui dificuldades para dormir? Ele tem o sono agitado, acorda de hora em hora ou faz sonecas curtas (de 20 ou 30 minutos)?
O primeiro passo é procurar ajuda!
Tenho diversos atendimentos, inclusive para recém-nascidos, e um deles certamente poderá atender a sua necessidade.
Conheça meus planos e faça parte desse grupo de milhares de famílias que contaram com a minha ajuda para transformar a maternidade em algo mais leve.
Você não precisa deixar seu filho chorar até dormir de exaustão, nem passar por um processo de desmame para que ele aprenda a dormir.
Aqui trabalho com métodos gentis, onde o perfil da família e a personalidade do bebê são respeitados.
Clique aqui, entre em contato comigo no WhatsApp e vamos conversar para transformar de uma vez por todas as noites na sua casa!