E hoje é meu último texto desta série que fiz sobre o sono do recém-nascido, onde vou falar da importância de criar bons hábitos de sono desde cedo.
Falei sobre o funcionamento do sono e o que esperar desta fase, sobre os ciclos de sono e sonecas, sobre formas de minimizar os riscos da morte súbita ou morte de berço, e hoje vou falar sobre como criar bons hábitos de sono para seu bebê desde o início, para que ele não tenha associações incorretas e para que consiga dormir por algumas horas seguidas a partir dos 4 meses e a noite toda a partir dos 6 meses.
Ter uma preocupação especial com o sono pode evitar muitos problemas durante as regressões, e certamente o bebê passará por várias delas, especialmente nos primeiros 2 anos de vida.
E como criar bons hábitos de sono para o bebê desde os primeiros dias de vida?
Primeiramente é muito importante identificar os sinais de sono do seu bebê e sempre atender a necessidade de dormir assim que o bebê apresentar estes sinais.
No começo, não haverá um padrão definido, mas observar os sinais e fazer uma agenda de como seu bebê se comporta em relação à alimentação e o sono são as principais ferramentas para guiar os pais para criar bons hábitos de sono.
E quais são estes sinais de sono?
- Esfregar os olhos;
- Bocejar;
- Chorar / ficar irritado com qualquer coisa;
- Perder o foco;
- Espreguiçar demais;
- Ficar muito parado e vidrado em algo;
- Pegar na orelha (pode ser na do bebê ou na da mamãe quando estiver no colo).
Estes são os principais, mas existem outros sinais e o ideal é observar atentamente as reações do seu filho perto da hora do sono para entender como ele demonstra que precisa dormir.
Outra forma de criar bons hábitos de sono é ensinar a diferença entre o dia e a noite.
Ensinar a diferença entre dia e noite e os sinais de sono são alguns dos tópicos que eu trago no meu livro “Os Segredos Para o Sono Perfeito do Recém-Nascido“.
E como ensinar a diferença entre dia e noite?
Durante o dia:
- Sempre troque a roupinha do seu bebê de manhã, para começar o dia;
- Faça atividades nos intervalos das sonecas (não só de higiene, mas também brincadeiras);
- Mantenha a casa iluminada (luz natural) durante o dia;
- Cante durante a mamada ou alimentação.
Durante a noite:
- Não estimule seu bebê durante a mamada ou alimentação. Amamente com o mínimo de luz possível;
- Diminua muito o ritmo da casa (luzes e sons);
- Divida o dia e a noite com um banho (e a partir daí acalme o seu bebê);
- Vista-o com um pijama adequado para dormir.
Uma última dica é dar a oportunidade do seu bebê dormir sozinho.
Não precisa deixar seu filho chorando no berço, mas colocar o seu filho totalmente adormecido no berço pode criar associações erradas de sono.
Se desde o começo você deixar que seu bebê desenvolva a habilidade de auto conforto, você provavelmente não terá problemas como despertares noturnos ligados à associações de mamar ou precisar se embalado para dormir.
A primeira regressão de sono acontece aos 4 meses (para as crianças que nasceram a termo).
Se seu filho souber dormir, ele certamente passará pelas regressões com mais facilidade.
E como posso ajudar?
Apesar de não existir um padrão de sono nesta fase, eu tenho atendimentos para ajudar os pais com o sono dos bebês de 0 a 4 meses, que não são focados em ensinar a dormir sozinhos, mas sim em cuidar do dia e da noite, ensinar essa diferença com perfeição, para que as crianças comecem a dormir mais horas de noite e tenham dias tranquilos.
E para os bebês maiores?
Se o seu bebê tem mais de 4 meses e mesmo assim possui dificuldades para dormir? Ele tem o sono agitado, acorda de hora em hora ou faz sonecas curtas (de 20 ou 30 minutos)?
O primeiro passo é procurar ajuda!
Tenho diversos atendimentos, inclusive para recém-nascidos, e um deles certamente poderá atender a sua necessidade.
Conheça meus planos e faça parte desse grupo de milhares de famílias que contaram com a minha ajuda para transformar a maternidade em algo mais leve.
Você não precisa deixar seu filho chorar até dormir de exaustão, nem passar por um processo de desmame para que ele aprenda a dormir.
Aqui trabalho com métodos gentis, onde o perfil da família e a personalidade do bebê são respeitados.
Clique aqui, entre em contato comigo no WhatsApp e vamos conversar para transformar de uma vez por todas as noites na sua casa!