Seu bebê acorda várias vezes à noite? É preciso observar os motivos que fazem isso acontecer para ajudar seu bebê a dormir a noite toda, de acordo com as necessidades típicas de cada faixa etária.
Por exemplo: até os 6 meses, quando a maioria das famílias inicia a alimentação sólida, é bastante comum que seu bebê acorde de 1 à 2 vezes de noite para ser alimentado.
Até os 3 ou 4 meses, muitos pais optam por alimentação por livre demanda e seu bebê pode precisar de alimentação de duas em duas horas inclusive durante a madrugada.
Nada disso é uma regra. Alguns bebês já dormem a noite toda a partir do 2º mês de vida e o pediatra pode avaliar se a alimentação noturna precisa acontecer ou não.
Então quais são os despertares noturnos mais frequentes?
– Seu bebê pode estar com frio ou calor: eles são extremamente sensíveis à temperatura.
– Seu bebê pode estar com dor. Observe o choro e tente perceber se seu filho tem algum incômodo. Aqui podemos incluir cólicas, dentição, dores de ouvido.
– Seu bebê pode estar com fome. Conforme falamos no começo do post, todos os bebês precisam de uma quantidade de alimento e podem precisar de alimentação de madrugada.
– A fralda pode estar suja ou o xixi vazou.
– Seu bebê está passando por um pico de desenvolvimento. Se ele aprendeu algo novo como sentar por exemplo, ele pode precisar praticar isso durante a madrugada. A dica aqui é deixar que seu bebê “treine” bastante o novo aprendizado durante o dia.
– Seu bebê está muito cansado. Se as sonecas foram muito curtas ou não aconteceram, seu bebê pode estar tão cansado e irritado que ficará difícil se acalmar e dormir uma boa noite de sono.
– Seu bebê não desenvolveu a habilidade de dormir. Neste caso o bebê precisa dos pais para voltar ao sono sempre que despertar – precisará ser embalado, levado para a cama dos pais, mamar, etc.
Se seu bebê acordar sempre nos mesmos horários e sempre precisar de você para voltar a dormir, ele pode ter uma associação errada de sono e nosso trabalho é ajudar você a ensinar seu bebê a dormir. Tem dificuldade com o sono do seu bebê?
Consulte nossa especialista em sono infantil e saiba todos os detalhes da nossa consultoria de sono infantil no michelemelao@consultoradesono.com.br!