Muitas mães me perguntam sobre a necessidade de fazer um ritual de sono. Então nesse texto vamos falar com vocês um pouco sobre isso.
Todos nós temos rituais e associações de sono. Mesmo nós adultos precisamos deles para dar qualidade ao nosso sono.
Um exemplo de associação para os adultos é o travesseiro. Fique sem ele ou mude de travesseiro para ver como seu sono pode ser prejudicado.
Cada pessoa pode definir um ritual de sono para si. Veja um exemplo: escovar os dentes, lavar o rosto, ir ao banheiro, arrumar as cobertas, ler, muitas pessoas costumam ficar ao celular, ouvir uma música e depois adormecer. Se algo falhar neste processo que estamos acostumados, podemos levar mais tempo para dormir.
Isso tudo acontece porque o corpo se prepara para o sono durante o ritual.
Quando repetido dia a dia, a criança passa a entender que aquelas atitudes são uma preparação para o sono e começam a relaxar. Não adianta tirar uma criança de uma brincadeira agitada, querer coloca-la na cama e esperar que ela durma. Isso só acontece em filmes. Todos precisamos de um tempo para diminuir o ritmo, baixar o nível de energia e relaxar.
Anteriormente falamos sobre os estágios de sono. E é durante o ritual que a criança entra no estágio 01 e muitas vezes no estágio 02 do sono. Muitas mães cometem o erro de não terminar o ritual porque a criança já está bem sonolenta. E frequentemente a criança acaba despertando ao ser colocada no berço. Portanto, uma vez iniciado o ritual, tente chegar até o fim. Mesmo que seu bebê já esteja aparentemente dormindo. O ritual é o fluxo normal do sono e deve ser feito para dar previsibilidade e segurança para o bebê.
Para bebês até 6 meses, um ritual de 20 minutos pode ser suficiente. Enquanto que para crianças até 1 ano e meio o ideal é que tenha pelo menos 30 minutos. A partir de 1 ano e meio até 3 anos, as crianças podem demorar 40 minutos para conseguirem dormir.
Cada bebê tem seu ritmo. Portanto, é importante descobrir as particularidades do seu bebê na hora de ensiná-lo a dormir.
Tem problemas com o soninho do seu bebê? Nossas especialistas em sono infantil certamente tem um plano de sono adequado para sua família. Escreva para a gente no contato@consultoradesono.com.br!