Essa é uma pergunta muito frequente que recebemos aqui: será que meu filho só vai dormir a noite inteira se eu desmamar?
Na verdade não. Temos sempre que observar as necessidades fisiológicas do bebê. Até 6 meses, ou até aceitar bem a alimentação sólida, a alimentação de madrugada é necessária.
Isso significa que não é hora de desmamar o bebê, mas sim de entender a fome e a necessidade nutricional dele de madrugada.
E quando é possível limitar as mamadas?
Até 4 meses principalmente, a livre demanda é muito indicada, e o bebê pode sim mamar muitas vezes de madrugada.
Dos 4 aos 6 meses isso muda um pouco. Geralmente o bebê começa a ter um ritmo de mamadas durante o dia, ajusta o dia em 3 cochilos e gradativamente começa a nos mostrar um padrão.
Porém muitas vezes não percebemos a mudança de um bebê de 3 para um de 4 meses…. e o que fazemos? Todas as vezes que ele desperta de madrugada, oferecemos o leite.
Justamente nessa fase é quando acontece a primeira regressão de sono do bebê, a dos 4 meses. Então é comum que uma criança que acordava 1 ou 2 vezes apenas, passar a acordar 5 ou 6 vezes e “pedir” para mamar.
Chegou finalmente a hora de perceber se o bebê está mamando por fome ou por hábito.
E como fazer isso sem desmamar?
Repare primeiramente no intervalo de mamada do seu filho durante o dia. Ele é capaz de conseguir isso ou um pouco mais do que isso de madrugada. Pense sempre que dormindo, não temos fome! Ou seja, a fome do bebê não pode ser maior durante as horas de sono.
Então um bebê que mama a cada 3 horas de dia, não terá fome para mamar a cada 2 horas de noite.
Se seu filho dorme mamando, isso pode ser também apenas uma forma que ele encontrou de voltar ao sono.
Ele tem sono! E a mamada é a ferramenta de sono dele! A reflexão que quero deixar para vocês é: meu bebê está mamando porque ele está com fome ou porque está com sono?
Aí está o grande problema – a associação de mamar para dormir. E isso não quer dizer que será necessário desmamar o bebê, já que ele não acorda por fome.
E a notícia boa?
Seu filho é perfeitamente capaz de aprender a diferença entre as duas habilidades e você não precisa desmamar para que ele aprenda a dormir. Você só precisa ensinar a dormir!
Outro medo que temos: isso vai envolver choro?
Pode ser que seu filho chore para aprender a dormir, mas nunca sozinho. Seu filho precisa ser atendido. TODO choro precisa ser atendido, só que da forma certa.
Existe várias formas de ensinar uma criança a dormir, sem a necessidade de desmamar. As informações estão todas aí nos sites, blogs, redes sociais… mas será que existe uma forma mais ou menos correta?
Não de novo… existe a forma que atende as necessidades do seu filho e da sua família!
Mãe também precisa dormir, precisa descansar, precisa de um tempo para fazer alguma coisa para si mesma. E não adianta ler e na hora de aplicar o método ficar cheia de dúvidas.
Por isso que aqui a minha prioridade é na mãe, no acompanhamento, suporte e informação de qualidade para a VOCÊ!
Cada criança é única, e cada mãe também é única!
Podemos ir mais rápido, mais devagar, parar para respirar… tudo isso é possível dentro de uma aprendizagem de sono. Por isso avalio caso a caso. Algumas mães até me procuram para desmamar, mas outras têm esse sentimento de que ainda não é a hora.
Entre em contato comigo. Eu certamente conseguirei te ajudar, assim como já fiz com milhares de famílias.
Minha prioridade é no atendimento, o suporte, a mãe, o tempo de cada uma. Somos mães e entendemos sempre que cada um tem seu ritmo e seu tempo.
Então me mande uma mensagem no WhatsApp, ou no e-mail, ou deixe um comentário aqui nesse post, e eu terei o maior prazer em avaliar onde está sua dificuldade e qual é a melhor forma de te atender.