Este período dos 0 aos 3 meses é também conhecido como exterogestação, ou seja, é a continuação da gestação, só que fora do útero.
É um período de adaptação da criança, que acabou de chegar nesse mundo. O sono dessa criança é diferente de crianças maiores, e diferente também dos adultos. Falo mais sobre isso nesse post.
E elas carregam os mesmos hábitos que tinham no ambiente intrauterino e a livre demanda é altamente recomendada para essa fase da vida do bebê.
Então existem 3 coisas importantes, que você precisa saber sobre o sono do bebê tão pequeno:
A livre demanda e a rotina para recém-nascidos
Quero destacar a importância da livre demanda.
Bebês nessa idade comem com muita frequência, em quantidades pequenas, pois não conseguem armazenar muito alimento.
Especialmente se a alimentação da criança for exclusivamente por leite materno, você não deve fixar uma rotina. A fome do bebê sempre deve ser atendida.
Então não há como ter horário fixo para mamar, assim como para dormir.
Como melhorar o sono para recém-nascidos?
O que é prioritário nessa fase, é ensinar a diferença entre dia e noite.
Quer que seu filho durma bem? Então invista nesse aprendizado.
Como falamos, a criança chega ao mundo com os hábitos que tinha no útero da mãe, ou seja, não tinha hora para dormir, acordar e era alimentada constantemente.
Então ela precisa ser ensinada que aqui, fora da barriga da mãe, existe o dia e a noite, e que ela pode dormir por mais horas no período noturno.
Isso se faz deixando a casa iluminada durante o dia e diminuindo muito a luminosidade artificial quando escurece, além de deixar os sons da casa como são normalmente durante o dia e diminuindo bastante isso quando chega a hora do ritual noturno e do descanso.
E o que é preciso observar, para ter certeza que a criança está no caminho certo desse aprendizado?
O comportamento da criança!
A partir de 2 meses, no máximo 2 meses e meio, é possível perceber se a criança entendeu essa diferença, pois ela passa a ter ciclos de sono maiores durante a madrugada do que ela faz durante o dia.
É preciso se preocupar se seu bebê dorme mais durante o dia do que durante a noite. Nesse caso, não é preciso estabelecer uma rotina para recém-nascidos, mas ter alguns cuidados para melhorar o aprendizado dele sobre dia e noite.
Ofereça as mamadas do dia no claro, e não deixe que seu pequeno faça mais do que 3 horas de soneca (se ele não esticar o sono noturno pelo menos por 3 horas seguidas).
Existe associação de sono nessa fase?
Primeiramente vamos entender o que são associações de sono:
- Crianças que precisam mamar para dormir;
- Bebês que precisam do colo para dormir;
- Crianças que precisam andar de carro para entrar no sono;
- E muitas outras, incluindo chupetas e naninhas.
E elas são ruins? A resposta é depende! O que é preciso observar, é se a criança liga os ciclos de sono depois de recebe essa ajuda para entrar no sono.
Todos nós temos associações de sono – o travesseiro, o que fazemos para relaxar e dormir como por exemplo uma leitura, e para as crianças, não é diferente.
Mas a criança de 0 a 3 meses não cria estas associações. Ela está em fase de se adaptar, de entender o novo padrão que vai se formar, então não há porque se preocupar em dar colo, conforto, carinho para ajudar seu pequeno a dormir.
Tenho uma aula completa sobre o sono nessa idade no nosso canal do YouTube e você também encontra tudo sobre o sono do recém-nascido no meu livro “Os Segredos Para o Sono Perfeito do Recém-Nascido“.
Por fim, quando pensamos em uma rotina para recém-nascidos, temos que entender que eles precisam aprender tudo, mas não é o momento de impor nada.
O mais importante, além desse aprendizado entre o dia e a noite, é não deixar o recém-nascido muito tempo acordado, porque ele entre em efeito vulcânico muito rápido.
Geralmente, 40 minutos acordada são suficientes para a criança já precisar de uma nova soneca.
Aos poucos, seu pequeno vai começar a se alimentar melhor, e, a partir dos 4 meses, você vai conseguir manter um ritmo de soneca e alimentação muito mais padronizado.
Precisa de ajuda para adaptar uma rotina para recém-nascidos? Então me escreva no WhatsApp, conte sua dificuldade e conte com minha ajuda. Desde 2013 eu atendo as famílias, especialmente das mães de primeira viagem com a rotina dos bebês.