Neste texto falo sobre o recém-nascido que acorda a cada 30 minutos e apesar de dormirem bastante, não conseguem manter o sono de dia e de noite. Hoje vou falar de algo que apavora as mães – o choro do recém-nascido.
Ainda que saibamos que o choro é a única forma do bebê se comunicar com o mundo, a preocupação das famílias é muito grande quando a causa do choro não é encontrada.
Primeiramente vamos entender os motivos que vão certamente fazer o recém-nascido chorar:
- Fome
- Frio ou Calor
- Sono
- Desconfortos – roupas apertadas, fraldas sujas
- Dores
- Fome emocional
O que fazer para aliviar o choro do recém-nascido?
Se você prestar muita atenção no choro do recém-nascido, vai ver que os tipos de protesto são diferentes em cada uma destas situações, e certamente ficará mais fácil de atender as necessidades do seu filho. Por esse motivo, antes de sair correndo ao encontro do bebê e simplesmente coloca-lo para mamar, tente perceber qual é a causa do choro. Se você atender da forma correta, evita criar associações que mais tarde poderão prejudicar o sono do seu filho.
Lembre-se sempre que mamar ameniza cólicas e outros desconfortos. Além disso, também diminui a fome emocional, portanto é sempre a primeira alternativa das mães. Muitas vezes um abraço, um carinho, um banho ou mesmo uma soneca podem ser mais eficientes. Veja que se o seu bebê não estiver com fome, ele continuará chorando após a amamentação.
Dessa forma, para dormir, tente dar segurança para seu bebê. As melhores formas de relaxar os recém-nascidos é remeter ao ambiente que eles tinham no útero, portanto, aposte em um ruído branco, use um cueiro e embale um pouco seu filho. Estas atitudes podem acalmá-lo e consequentemente melhorar o sono e a alimentação dele.
Neste texto falo mais sobre esse choro do recém-nascido.
Além disso, você sabia que o bebê tem uma linguagem natural? Sim, através de uma profunda observação, você é capaz de “traduzir” o choro do seu bebê.
Esta é apenas uma das ferramentas que eu trago no meu livro “Os Segredos Para o Sono Perfeito do Recém-Nascido”. Então clique aqui e conheça tudo sobre o livro!
Precisa de ajuda com o sono do bebê recém-nascido quer uma maternidade em algo mais leve? Conte comigo!
Você não precisa deixar seu filho chorar, nem passar por um processo de desmame para que ele aprenda a dormir. Aqui trabalho com métodos gentis, onde o perfil da família e a personalidade do bebê são respeitados.
Tem dúvidas?
Mande para mim no WhatsApp a idade do seu filho e se você se identificou com estas dificuldades!
Divida sua história comigo e se quiser um acompanhamento para resolver de uma vez por todas as questões de sono do seu filho, como milhares de famílias já fizeram, conte com a minha ajuda!
Visite minhas redes sociais ou me escreva no michele@consultoradesono.com.br e saberei a melhor forma de te acompanhar nessa jornada.
No próximo texto da série sobre os problemas de sono do recém-nascido vou falar sobre as cólicas.