O sono é um dos principais desafios da maternidade, especialmente para a mãe de um recém-nascido. Isso acontece porque o padrão de sono não é estabelecido nos dois primeiros meses. O sono é naturalmente fragmentado pela necessidade de alimento e até a 16ª semana ainda pode ser uma grande dúvida das famílias.
Vou continuar com minha série de textos sobre o sono do recém-nascido. Neste post vou começar a falar dos problemas que as mães enfrentam e dicas para encontrar soluções que realmente funcionem.
Um problema muito comum é o despertar frequente do recém-nascido.
Muitos recém-nascidos não conseguem dormir por mais de 30 minutos ou 1 hora, ou seja, tem ciclos de sono curtos. Essa dificuldade pode ocorrer mesmo para os pais que se empenham em ensinar as diferenças entre dia e noite para seus bebês.
O que você pode fazer:
- Fique ao lado do seu bebê para ajuda-lo a emendar um ciclo de sono no outro antes que ele desperte completamente. Observe um conforto que acalme seu filho e faça este conforto assim que perceber que ele irá despertar.
- Em pelo menos uma das sonecas, se empenhe em ajudar seu bebê a dormir por pelo menos uma hora. Mesmo que esta soneca aconteça no colo.
- Respeite a janela de sono do seu bebê. Isso quer dizer que você não precisa necessariamente esperar os sinais de sono. Se ele estiver passando do tempo acordado ideal para a idade, tente coloca-lo para dormir, mesmo que ele não apresente sinais que está com sono.
- Considere embalar, usar um cueiro ou um ruído branco. Estas atitudes relaxam o bebê e podem ajudar a esticar as sonecas.
- A partir de um mês de vida, faça a shantala no seu bebê. Esta massagem alivia desconfortos como as cólicas além de ser uma excelente ferramenta para aumentar ainda mais o vínculo da mãe com o bebê, dando mais segurança e promovendo o relaxamento.
No próximo texto, vou falar sobre o choro do recém-nascido. Se seu bebê acorda chorando e você não sabe o motivo, então o próximo texto vai te ajudar muito!
Precisa de ajuda com o sono do recém-nascido e quer uma maternidade em algo mais leve? Conte comigo!
Você não precisa deixar seu filho chorar, nem passar por um processo de desmame para que ele aprenda a dormir. Aqui trabalho com métodos gentis, onde o perfil da família e a personalidade do bebê são respeitados.
Tem dúvidas?
Mande para mim no WhatsApp a idade do seu filho e se você se identificou com estas dificuldades!
Divida sua história comigo e se quiser um acompanhamento para resolver de uma vez por todas as questões de sono do seu filho, como milhares de famílias já fizeram, conte com a minha ajuda!
Visite minhas redes sociais ou me escreva no michele@consultoradesono.com.br e saberei a melhor forma de te acompanhar nessa jornada.