Pesquisar
Close this search box.

A transição de sonecas

métodos para ensinar bebê a dormir

Olá mamães e papais! Durante este mês, vou fazer uma série de textos sobre o sono do dia, e sei que a transição de sonecas é um assunto que gera muitas dúvidas.

Entendo que os pais reconhecem a importância do sono diurno na vida do bebê, porém muitas vezes ficam perdidos especialmente quando as crianças começam a mudar os hábitos do sono diurno.

Hoje vamos falar sobre as transições de sonecas, ou seja, quantas sonecas seu filho precisa e como identificar o momento de dormir menos durante o dia.

transição de sonecas

Como então entender melhor a transição de sonecas

De 0 a 3 meses – geralmente o bebê não tem um padrão definido para as sonecas. Esta é uma fase muito marcada pela livre demanda de sono, ou seja, o bebê dorme bastante (muitas vezes fica acordado apenas para o tempo da higiene e alimentação), sem horário definido, sempre que sentir necessidade.

Se o bebê não dormir, ele fica irritado, chorão, pode ter aumento das cólicas e entra em um ciclo onde passa horas acordado, inclusive prejudicando o sono noturno, onde o bebê precisará receber muito apoio para se acalmar e finalmente dormir. O ideal neste período é não deixar seu filho mais do que 40 minutos acordado.

Primeira transição de sonecas (de 5 para 4 sonecas):

De 3 a 4 meses – um período muito bom para já tentar manter uma rotina com 4 sonecas por dia, entre intervalos de mamada de 2h30 à 3h00. Nesta fase seu filho já entendeu a diferença entre dia e noite e já é possível fazer uma agenda para perceber se existe algum padrão nas horas que ele faz o sono diurno.

Segunda transição de sonecas (de 4 para 3 sonecas):

Aos 4 meses – Nesta fase, seu filho já consegue se manter mais tempo acordado, e já é possível perceber um certo padrão nos horários (uma de manhã, outra no meio do dia e uma última soneca à tarde).

Terceira transição de sonecas (de 3 para 2 sonecas):

Dos 6 aos 8 meses – Quando inicia a alimentação sólida, o bebê passa a ficar mais tempo acordado e muitos começam a negar a última soneca. O bebê faz a soneca da manhã geralmente perto das 10h00 e a segunda soneca perto de 14h00 e a transição começa quando a criança tem dificuldade em fazer a terceira soneca.

Seu filho pode dormir um ou dois dias, não dormir em outros e certamente enquanto este padrão de sono se ajusta, nos dias em que a última soneca não acontece, o ideal é colocar a criança para dormir um pouco mais cedo (para que a janela de sono não fique tão grande).

Quarta transição de sonecas (de 2 para 1 soneca por dia):

Dos 13 aos 18 meses – Esta transição de sonecas causa uma mudança na rotina da criança, porque o ideal é que a soneca aconteça no meio do dia, logo depois do almoço, para que o cansaço não tome conta do seu filho no fim da tarde.

Quando a transição acontece, o ideal é que a criança almoce perto de 11h30 / 12h00 para conseguir fazer seu sono 12h30 / 13h00. Nesta transição, é necessário fazer um ajuste do horário do sono noturno. Como a criança só dorme uma vez por dia, ela precisa ir para a cama um pouco mais cedo.

Dica: muitas crianças passam a negar o sono diurno por alguns dias a partir dos 18 meses, porém até 2 anos e meio é recomendado que todas as crianças durmam uma vez durante o dia. Neste casos, tente manter a calma, levar seu filho para fazer a soneca de toda forma (mesmo que ele não durma não deve haver negociação porque pelo menos ele vai descansar um pouco), diminua o nível de energia, evite TV e qualquer outro aparelho eletrônico uma hora antes da soneca, tente ajustar o horário deste sono para um pouco mais tarde e, se possível, inclua uma atividade para a criança fazer de manhã, assim ela terá um gasto energético maior.

Muitas mães me procuram preocupadas com seus bebês porque acreditam que eles estão fazendo sonecas curtas, e grande parte das vezes, estamos falando da transição de sonecas.

Se você gostou desse artigo, também pode gostar deste outro, onde falo dos truques para melhorar o sono do dia.

livro é hora de dormir

Para um bom sono noturno, é preciso cuidar da soneca do bebê, ou seja, não pense em pular os cochilos na esperança de que seu bebê durma mais durante a madrugada, porque o efeito pode ser completamente o contrário.

Precisa de ajuda com o sono do seu filho? Então me chame no WhatsApp e vamos conversar!

Está gostando do conteúdo! Compartilhe!

Categorias

Post Recentes