Essa expressão é usada por um famoso pediatra americano, especialista em sono infantil, chamado Dr Sears. Mesmo sendo médico e entendendo bastante sobre o sono, ele passou pela experiência de ter um bebê “high need”, ou seja, bebês com características diferentes da maioria, geralmente bastante difíceis de lidar e com dificuldades no sono.
Seu filho é diferente? Aparentemente está sempre insatisfeito, nervoso? É claramente um high need?
Para você entender um pouco mais sobre o que são estes bebês high need, vamos listar aqui as 12 características principais destas crianças. O conteúdo deste post foi baseado em informações passadas pelo pediatra, que garante que o bebê é dessa forma por sua personalidade própria, e não por culpa ou responsabilidade dos pais.
Vamos falar aqui hoje de 8 características destas crianças high need:
Intensos – muitos bebês já demonstram essa característica desde o nascimento. O choro não é um simples protesto, mas sim um grito de urgência! Além de chorar alto, estes bebês também mamam com voracidade e sabem como mostrar suas insatisfações de forma beeeeem clara.
Muito ativos – estes bebês high need dificilmente estão quietos. Os músculos estão sempre se tensionando, sempre em movimento. São crianças que não gostam do swaddle por exemplo, por ser um ambiente onde ele não poderá se mexer. Quando maiores, estas crianças são bastante intensas, criativas, entusiasmadas.
Sugadores de energia – crianças high need acabam com toda a energia dos pais, e querem mais! São capazes de brincar por horas (e ainda querem mais de madrugada), então para quem tem um filho com estas características, solicitar por ajuda é fundamental. A falta de sono aliada ao agito total durante o dia, pode levar as mães ao cansaço extremo (o chamado mommy bournout).
Bebês mamam com mais frequência – mamar em intervalos regulares é uma missão quase impossível para estes bebês. Geralmente eles consideram a amamentação como nutrição, mas especialmente como conforto. Para as mães que usam fórmula, a situação fica ainda mais difícil, já que não é apropriado dar muitas mamadeiras para a criança durante o dia (o espaçamento neste caso é necessário). Para estas crianças, alguns especialistas indicam a chupeta, para que a criança encontre uma forma de auto conforto na sucção.
Demandantes – geralmente estas crianças não conseguem ficar sozinhas. A mãe não pode sair de perto nem por um segundo. Eles pedem mais colo, solicitam mais o peito (para os que são amamentados), choram alto e não sabem esperar. O choro persistente é uma característica, estas crianças não desistem facilmente.
Acordam mais vezes de madrugada – vamos falar sobre isso em um post separado deste, mas crianças high need solicitam mais a presença dos pais de madrugada, acordam mais vezes e resistem mais para entrar no sono.
Insatisfeitas – esta característica pode ser bem frustrante para os pais, que tentam atender as necessidades da criança e esse objetivo parece que nunca é atingido. Não veja isso como um sinal de derrota. Faça o melhor e tente entender que isso é um traço de personalidade do seu filho.
Imprevisíveis – outro traço destas crianças que podem frustrar os pais, já que muitas vezes uma atitude dá muito certo em um dia, mas não funciona no dia seguinte. Um exemplo: você finalmente consegue colocar seu filho para dormir com facilidade usando uma música e uma massagem relaxante. No dia seguinte ele não aceita a massagem, chora e nada do que você fez no dia anterior parece funcionar. Estas crianças mostram diferenças extremas de humor.
Existem outras características que são típicas de crianças high need. Vamos falar mais delas em outros artigos. Você tem uma criança assim em casa? Como é essa experiência? Ficaremos felizes se puder dividir isso aqui com a gente e trocar experiências com nossas leitoras!
Lembre que em qualquer etapa você tem a oportunidade de ensinar seu filho a dormir. Uma aprendizagem de sono não é sinônimo de deixar chorar. A hora de dormir pode ser um momento muito agradável do dia, sem stress, onde todos consigam descansar.
Mande para mim no WhatsApp a idade do seu filho e se você se identificou com estas dificuldades!
Divida sua história comigo e se quiser um acompanhamento para resolver de uma vez por todas as questões de sono do seu filho, como milhares de famílias já fizeram, conte com a minha ajuda!
Visite minhas redes sociais ou me escreva no michele@consultoradesono.com.br e saberei a melhor forma de te acompanhar nessa jornada.